Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu

O Programa Senac Criativo contribui para estabelecer conexões e aproximar diálogos entre os setores públicos e privados para aprimoramento das iniciativas vinculadas à Economia Criativa. Além disso, concede ferramentas estratégicas para o desenvolvimento dos processos gerenciais e operacionais da cadeia produtiva da cultura, inovação e tecnologia.

Mas o que é Economia Criativa?

São produtos, serviços e manifestações orientadas ao capital intelectual criativo dos setores da cultura com potencial gerador de crescimento social e econômico, que envolvem cadeias produtivas, agentes criativos, interfaces tecnológicas e modelos inovadores de empreendimento. Ela promove a geração de emprego e renda, abertura de novos mercados, manutenção da diversidade cultural e inovação tecnológica.

Dentre os setores criativos estão patrimônio material (Museus, Espaços Culturais, Sítios Arqueológicos, Arquitetura Histórica, Áreas de Preservação Ambiental) patrimônio imaterial (costumes e tradições, lendas e crenças, expressões populares), literatura, artes visuais, novas mídias, audiovisual, música, turismo e lazer, artes performáticas, espetáculos e celebrações, design, biotecnologia, TIC, gastronomia, artesanato, arquitetura e urbanismo, publicidade e propaganda, paisagismo, música.

Conheça um pouco sobre nossos serviços

 
 

CONSULTORIAS

- Cultura popular como inovação
- Mapeamento e diagnóstico cultural
- Redes de cooperação e associativismo
- Reurbanização e revitalização de áreas patrimoniais
- Implantações de arranjos produtivos de cultura e inovação
- Ações curatoriais de conteúdo e programações culturais

FORMAÇÕES

- Empreendedorismo cultural
- Workshops de gastronomia como produto criativo
- Workshops de artesanato de referência cultural como produto criativo
- Formação continuada para o desenvolvimento de competências criativas

PLANO MUNICIPAL DE ECONOMIA CRIATIVA

Formação da Equipe do Comitê Intersetorial para a Construção Coletiva do Plano Municipal de Economia Criativa.

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA COMO INDUTORA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Definir e orientar as ações para a economia criativa através de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, articuladas com os planos e a política Federal e Estadual. Considera as peculiaridades e os anseios do município e propõem atividades, como capacitações e formação de multiplicadores que darão continuidade no processo de desenvolvimento sustentável da economia.

Case da Prefeitura de Taió

Quer conhecer todos os benefícios que o serviço do Senac Criativo pode oferecer a você?