Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu


No ano em que comemora 70 anos de história, o Senac realiza a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional, torneio que testará as habilidades e conhecimento de estudantes do Senac de todo o Brasil nas ocupações de Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social.

 A Competição reflete as competências e os atributos dos alunos mais talentosos do setor, desafiando-os a resolver situações de trabalho específicas de sua área de atuação. A iniciativa também estimula o participante a adquirir maior comprometimento com a qualidade do seu trabalho e, ainda, desenvolver uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional.

A iniciativa também beneficia o Senac no que diz respeito ao aprimoramento de suas metodologias. De acordo com Lucia Prado, gerente de Educação Corporativa, ao realizar uma competição exclusiva, a Instituição garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais, subsidiando-os nos processos de avaliação e análise das condições educacionais de cada um, com vistas ao aperfeiçoamento constante das competências comuns a todo o Senac.

As provas são realizadas em ambientes especialmente preparados para simular condições reais de trabalho e situações do dia a dia de um profissional. A de Cabeleireiro, por exemplo, consiste no domínio da gestão e organização do trabalho; comunicação e cuidado com o cliente; técnicas de corte, coloração, modelagem (penteado); e reparação química (ondulação permanente e alisamento).

A competição de Cuidados de Saúde e Apoio Social, contará com três ambientes: hospitalar, residencial ou casa de repouso. Serão testadas a gestão e organização do trabalho; comunicação e habilidades interpessoais; avaliação das necessidades e planejamento do cuidado com o cliente; entre outras habilidades técnicas associadas à capacidade de resolução de situações comuns que possam ocorrer no trabalho em saúde e assistência social.

As provas de Serviço de Restaurante consiste na apresentação de técnicas de Bar e de serviços de Jantar Casual, Banquete e Jantar Fino. Entre as habilidades requeridas, as atividades priorizam: apresentação pessoal; gestão e organização do trabalho; comunicação e atendimento ao cliente; familiarização e identificação de bebidas alcóolicas e não alcóolicas; serviços realizados no guéridon; preparação de coquetéis, entre outros.

Em Cozinha, serão avaliadas questões de higiene; preparação, apresentação, sabor e textura; e planejamento dos pratos, considerando o tempo previsto e os recursos disponíveis. Serão consideradas ainda as questões de sustentabilidade no preparo do alimento (reduzir, reciclar, reutilizar e reintegrar). Os competidores serão divididos em dois grupos e as provas, realizadas em esquema de rodízio.

Desdobramentos 

Os alunos vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os competidores de Cozinha e de Serviço de Restaurante que obtiverem o 1º e o 2º lugares participarão de uma etapa seletiva, no início de 2017, com alunos dos Institutos Federais para definição de quem entrará no processo de preparação para representar o Brasil na próxima WorldSkills, competição internacional que conta com a participação de mais de 60 países, a ser realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017.

Já nas ocupações Cabeleireiro e Cuidados de Saúde e Apoio Social, os que obtiverem o primeiro lugar nas Competições Senac de Educação Profissional farão parte do processo de preparação para representar o Brasil na competição internacional. O Senac pretende promover as Competições Senac de Educação Profissional a cada dois anos, entre os períodos de realização da WorldSkills.

Histórico do Senac em competições

As Competições Senac de Educação Profissional são resultado da experiência da Instituição em torneios nacionais e internacionais, como a WorldSkills, na qual participou em quatro edições (2009, 2011, 2013,2015). Na última, realizada no Brasil, em 2015, o Senac subiu ao pódio em duas modalidades e recebeu três certificados de excelência, contribuindo para que o Brasil obtivesse o 1º lugar no ranking geral na WorldSkills 2015.

Para além dessa experiência, desde sua origem, o Senac organiza provas, torneios e concursos de conhecimentos teóricos e técnicos entre os alunos, a fim de difundir a educação profissional para o setor de comércio de bens, serviços e turismo. Registra-se, desde 1948, a realização de Torneios Culturais, em quase todos os estados. Nesses eventos, os alunos e professores vencedores ganhavam bolsa de estudos, livros e viagens enquanto as escolas mais bem classificadas eram premiadas com equipamentos para fomentar a prática das atividades.