Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu

O Programa Senac de Acessibilidade, implantado nacionalmente em 2011, desenvolve diversas ações focadas em melhorar as condições de acesso do público. Além de mudanças na estrutura, como inclusão de rampas e adaptação de pisos, elevadores, vagas de estacionamento e banheiros, o Senac também realiza investimentos em materiais e equipamentos tecnológicos que facilitam o aprendizado do aluno, por meio de computadores adequados para o uso por deficientes auditivos e visuais. Pensando nisso, o Senac criou este espaço para apresentar o Projeto Senac de Educação Inclusiva e orientar o uso de atalhos que facilitam a navegação neste portal. Confira os atalhos que você pode usar para acessar nosso conteúdo:

Navegação pelo Teclado

1. Para chegar à "Página Inicial" deve ser pressionada a tecla Alt em conjunto com a letra H (Alt + H).

2. Para acessar as páginas de cursos, pressione a tecla Alt em conjunto com a primeira letra de cada curso. Conforme mostrado abaixo:

  • Curso Livre: Alt + L;
  • Curso Técnico: Alt + T;
  • Graduação: Alt + G;
  • Pós-Graduação: Alt + P;
  • EAD: Alt + E.

3. Para acessar os ícones visualizados no cabeçalho do site, além da home que já demonstramos acima, utilize os seguintes atalhos:

  • Ouvidoria: Alt + O;
  • Área do Aluno: Alt + A;
  • Área do Egresso: Alt + S;
  • Intranet: Alt + I;
  • Trabalhe Conosco: Alt + W;
  • Pesquisa: Alt + Q;

4. Buscar Cursos:

  • Para acessar a busca de cursos, pressione a tecla Alt em conjunto com a letra B (Alt + B);
  • Para acessar os campos da busca pressione a tecla Alt em conjunto com a letra N (Alt + N - campo Nome) ou (Alt + C - campo Cidade);
  • Utilize a tecla Tab do teclado para navegar entre os campos da busca;
  • Para fechar a busca de cursos, pressione a tecla Alt em conjunto com a letra X (Alt + X).

Para entrar em contato com o SENAC, além da nossa Ouvidoria, está à sua disposição o Fale Conosco, para acessá-lo pressione a tecla Alt em conjunto com a letra F (Alt + F).

Para voltar as páginas do portal, pressione a tecla Alt em conjunto com a letra V (Alt + V);

Você poderá consultar esses atalhos sempre que achar necessário, para acessar a página de Acessibilidade pressione a tecla Alt em conjunto com a letra Y (Alt + Y).

Importante

As observações anteriores referem-se ao navegador Internet Explorer. No caso do Firefox, ao invés de Alt + letra, devem ser pressionadas simultaneamente as teclas Alt + Shift + letra.

Ao pressionar as teclas alternativas, o Firefox encaminha direto para a página solicitada. Já o Internet Explorer apenas posiciona o foco no link, que deve ser acionado ao clicar com mouse ou pressionar ENTER com teclado.

Projeto Senac de Educação Inclusiva

O Senac desenvolveu, em nível estadual, o Projeto Senac de Educação Inclusiva (PSEI), com o objetivo de oferecer suporte, instrumentos, estratégias e técnicas às Unidades da instituição em Santa Catarina para criação de ambientes inclusivos em todos os níveis educacionais. O Projeto de Educação Inclusiva possui quatro linhas de atendimento, sendo estas:

- Pessoas com deficiência
- Questões de gênero e diversidade
- Privação de liberdade
- Social

Os princípios norteadores foram elaborados de acordo com a Constituição Federal (1988), a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva Inclusiva (2008), a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2006), a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina (2009), o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009), o Programa Senac de acessibilidade (2011), Orientações para Educação Inclusiva (2013) e as Diretrizes da Educação Profissional do Senac (2014).

IMPORTANTE

- Se você possui algum tipo de deficiência, informe no ato da pré-matrícula ou matrícula e solicite os recursos necessários. Assim, nossa equipe poderá contribuir para seu pleno desenvolvimento no curso.

- O Senac permite que os alunos solicitem o uso do nome social, em respeito à forma como as pessoas transgêneras, transexuais e travestis se reconhecem e se identificam no meio social. Nestes casos, o nome social será usado nas dependências da Unidade e nos registros não formais, mantendo o nome civil nos documentos oficiais, como: diplomas, histórico escolar, boletim escolar, declarações, certificados, entre outros. Se você desejar, pode solicitar o uso do nome social no ato da matrícula ou no decorrer do curso.

Para obter mais esclarecimentos, entre em contato.