Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu
As provas simulam desafios do dia a dia das profissões (ocupações) e o trabalho é avaliado por técnicos/avaliadores do Senac que, ao término do tempo, conferem a pontuação de acordo com normas internacionais de qualidade. Além dos competidores, Santa Catarina conta com sete avaliadores, sendo dois deles experts, convidados pelo Departamento Nacional.  

O Senac SC tem representantes em cinco das seis ocupações que fazem parte da competição: Jaqueline Gonçalves da Silva (Cuidados de Saúde e Apoio Social – Faculdade Senac Blumenau), Janderson Dias Garcia (Cabeleireiro – Senac Saúde e Beleza), Jéssica Cristina e Suelen Aline Vieira (Florista – Faculdade Senac Rio do Sul), Manuelle Emily Novaski (Cozinha – Faculdade Senac Joinville) e Isadora Berti Guedes Pereira (Estética e Bem-estar – Faculdade Senac Tubarão.
A instituição é a única do Brasil que leva competidor na ocupação Florista para representar o país na etapa internacional. 

WorldSkills
Os competidores melhores avaliados participarão de uma etapa seletiva, no início de 2019, para definição de quem entrará no processo de preparação para representar o Brasil na competição internacional. Já na ocupação de Florista, uma das duas competidoras de SC garantirá a única vaga brasileira desta categoria para integrar a equipe brasileira na Worldskills 2019, maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em Kazan, na Rússia, de 22 a 27 de agosto de 2019.

Santa Catarina tem tradição nas etapas nacional e internacional. Em 2015, a docente treinadora do Senac em Rio do Sul, Milena Berkembrock, foi a primeira participante brasileira na ocupação de Florista na WorldSkills - que na época ocorreu em São Paulo, e conquistou a posição de quarta melhor florista do mundo. No ano passado, outra aluna do Senac SC participou da etapa internacional em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. 

A WorldSkills ocorre a cada dois anos e reúne os melhores alunos do mundo em  educação profissional, disputando modalidades que correspondem às profissões técnicas dos setores da indústria e do comércio.