Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu

Jovem Aprendiz


O Programa Jovem Aprendiz do Senac SC atua no desenvolvimento de jovens de 14 a 24 anos encaminhados pelas empresas do comércio, que estejam matriculados e frequentando o ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos. Esse programa visa ao cumprimento da Lei nº 10.097, do Decreto-Lei nº 8.622 e do Decreto-Lei 5598, que dispõem sobre a aprendizagem para os comerciários. Para participar do programa, a empresa deverá entrar em contato com o Senac e seguir o procedimento necessário para abrir as vagas. Em seguida, poderá contratar o número de jovens que participarão do programa, tendo total liberdade para selecionar o aprendiz conforme os dispositivos legais pertinentes à aprendizagem.

O contrato de trabalho é ajustado por prazo determinado, sendo que o empregador se compromete a assegurar ao jovem formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento e o jovem a executar com zelo as tarefas necessárias à sua formação. Além de capacitar um trabalhador de acordo com o perfil de sua empresa, o empregador proporciona a muitos jovens a oportunidade de investir na sua carreira profissional. 

A partir de 2018, o SENAC SC com o objetivo de ampliar a transparência e melhorar a comunicação com as empresas contribuintes, disponibiliza um Edital com todas as turmas e vagas do programa Jovem Aprendiz no estado de Santa Catarina, para atender as cotas da demanda do comércio, prevista nas legislações vigentes e diretrizes do SENAC/SC. As informações serão disponibilizadas no Portal a cada semestre.

Para a participação efetiva nas vagas, todas as orientações do edital devem ser seguidas.


Os jovens interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz devem entrar em contato diretamente com empresas de comércio, serviços e turismo com vagas abertas na sua cidade e participar dos processos seletivos. Se contratado, o jovem será encaminhado pela própria empresa para o Senac, onde se qualificará para a atividade com que trabalhará.