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A Comissão Permanente de Autoavaliação (CPA) é requisito legal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004. É de responsabilidade da CPA avaliar os processos e, a partir do que for identificado nessas avaliações, realizar as recomendações para melhorar o desempenho das atividades acadêmicas.

A Direção Regional do Senac SC entende que o trabalho da CPA deve ser autônomo, ou seja, cada faculdade é responsável pela sua avaliação e pelas implementações das melhorias sugeridas. Cabe a mantenedora, portanto, nomear as comissões, orientar o processo elaborando regulamentos e normativas e supervisionar a produção dos relatórios anuais que são remetidos ao MEC.

A CPA terá a seguinte composição:

I- Um representante dos professores dos cursos da modalidade presencial da faculdade sede.

II- Um representante dos professores dos cursos da modalidade presencial de cada unidade vinculada.

III- Um representante dos professores dos cursos da modalidade à distância da faculdade sede.

IV- Um representante dos coordenadores de curso da modalidade presencial da faculdade sede.

V- Um representante dos coordenadores de curso da modalidade presencial de cada unidade vinculada.

VI- Um representante dos coordenadores de curso da modalidade à distância da faculdade sede.

VII- Um representante do corpo técnico-administrativo da faculdade sede.

VIII- Um representante do corpo técnico-administrativo de cada unidade vinculada.

IX- Um representante do corpo discente da modalidade presencial da faculdade sede.

X- Um representante do corpo discente da modalidade presencial de cada unidade vinculada.

XI- Um representante do corpo discente da modalidade à distância da faculdade sede.

XII- Um representante da sociedade civil organizada da unidade sede.

XIII- Um representante da sociedade civil organizada de cada unidade vinculada.

XIV- Um representante dos egressos da modalidade presencial da unidade sede.

XV— Um representante dos egressos da modalidade presencial de cada unidade vinculada.

XVI- Um representante dos egressos da modalidade à distância da faculdade sede.

Conforme Art. 11 da Lei 10.861: “[...] é assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos”.

Os discentes participantes da CPA terão suas faltas abonadas, em decorrência das atividades da comissão nos horários coincidentes com suas atividades acadêmicas.

Quem Avalia

Anualmente a CPA aplica a Autoavaliação Institucional, que deve ser respondida pelos seguintes públicos:

• Alunos de graduação;
• Professores;
• Técnico-Administrativos;
• Egressos;
• Representantes da sociedade.

O que é Avaliado

O processo de autoavaliação institucional está pautado nas dez dimensões abaixo, estabelecidas pela Lei nº 10.861/04:

1. Missão e PDI;
2. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
3. Responsabilidade social da IES;
4. Comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo;
6. Organização de gestão da IES;
7. Infraestrutura física;
8. Planejamento de avaliação;
9. Políticas de atendimento aos estudantes;
10. Sustentabilidade financeira.