Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu

Pesquisa e Extensão

PIC SENAC

Laboratório e Observatório de Tecnologias de Gestão

O Programa de Iniciação Científica, denominado PIC Senac, consolida a associação entre ensino, pesquisa e extensão, conforme o objetivo primordial da Educação Superior. O ensino precisa da pesquisa para ter aprimoramento e inovação. Precisa também da extensão para compartilhar conhecimentos com a comunidade, complementando-os com ações práticas. A extensão efetiva-se pela aplicação de conhecimentos teóricos com o auxílio de docentes e alunos, utilizando-se da pesquisa para diagnosticar e oferecer soluções para os diversos problemas que encontra na sociedade.

O objetivo geral do PIC Senac é fortalecer uma política de iniciação científica nas faculdades, que visa inserir alunos e docentes na pesquisa científica para produzir conhecimento e intervir sobre a realidade, na perspectiva da solução de problemas regionais em áreas de relevância social e tecnológica no setor de comércio de bens, serviços e turismo. Para isso, o Senac desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem para que o grupo de 25 docentes do estado envolvidos e seus alunos (em torno de 50, pois a cada semestre 20% deste grupo se renova), possam socializar e acompanhar como está o andamento do processo de pesquisa no estado.

Em 2014 o Senac lançou um projeto de pesquisa de abrangência estadual, com mais profundidade científica e metodológica, que trazem maiores resultados para a sociedade. O primeiro tipo de negócio escolhido foram os meios de hospedagem e, para esta execução, foi firmada parceria com a ABIH/SC, com o intuito de garantir a coleta de dados gerenciais junto aos empresários deste setor. O projeto será desenvolvido no período de 2014-2016 e tem como título: PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES DE GESTÃO NA ÁREA DE COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Os resultados esperados para 2016 são a entrega destes indicadores de gestão a sociedade e o fortalecimento do grupo de pesquisa interdisciplinar, pois envolve os docentes e alunos de todos os cursos superiores de tecnologia ofertados pela instituição.

Bolsa PIC Senac


A Bolsa PIC Senac é uma modalidade de bolsa de iniciação científica oferecida aos alunos ingressantes nos cursos de graduação tecnológica do Senac SC. O objetivo é permitir a inserção acadêmica às metodologias, aportes teóricos, métodos, emprego de técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Neste sentido, o Senac SC oferece a Bolsa PIC Senac para garantir a permanência no ensino superior aos alunos que não possuem condições de custear as mensalidades de um curso de graduação e que tenham perfil de pesquisa. Ao aluno beneficiado, será concedido o valor integral da mensalidade.

A Bolsa PIC Senac está integrada ao Programa de Iniciação Científica previsto no regulamento de pesquisa e extensão do Senac/SC.

Os candidatos à Bolsa PIC Senac devem atender às seguintes condições:

1. Estar regularmente matriculado no primeiro semestre de Curso de Graduação Tecnológica nas Faculdades Senac;
2. Comprovar renda per capita familiar de até 03 (três) salários mínimos federais;
3. Não possuir diploma de Graduação;
4. Não possuir nenhum outro tipo de auxílio financeiro para estudar;
5. Se dispor a prestar, no mínimo, 04 (quatro) horas semanais de trabalho nos projetos de pesquisa da Faculdade.

O aluno beneficiado com a bolsa deve prestar os trabalhos de pesquisa será obrigatoriamente inserido no projeto de pesquisa da Faculdade para prestar as 04 (quatro) horas semanais de trabalho nos projetos de pesquisa. Além disso, não serão considerados outros trabalhos com fins educativos aqueles decorrentes de atividades de estágio, de vínculo empregatício ou aquele que já era prestado pelo aluno em função de outros compromissos.

Os alunos que tiverem interesse em participar devem procurar a secretaria acadêmica da sua faculdade para preencher o formulário de inscrição.