Após dois dias de provas, foram definidos os vencedores. Vitória Bez Fontana, de Criciúma, representará Santa Catarina na ocupação de Cozinha e destacou a importância da dedicação e do preparo. "Eu avalio que consegui entregar o que precisava ser feito, mas foi um desafio enorme e dei o meu melhor. Neste fim de ano, vou aproveitar, mas a partir do começo do ano que vem vai ser um treinamento intenso”, afirmou.
Maria Eduarda Tavares Freire, de Blumenau, será a representante na área de Cuidados de Saúde e Apoio Social e relatou o impacto da experiência. "Foi muita pressão, mas eu tive um bom treinamento, apoio psicológico da instituição que fez eu fazer as provas da melhor forma”, analisou.
A representante de Estética e Bem-Estar será Mariana da Maia Kit, de Porto União, que compartilhou a satisfação com a conquista. "Quando eu cheguei aqui em Blumenau, no hotel, eu pensei ‘Meu Deus’, mas fiz a prova, fui desenvolvendo ao longo dos dois dias e agora é pensar na etapa nacional”.
Emanoela Rodrigues Erthal, de Blumenau, representará a área de Serviço de Restaurante e reforçou a superação dos desafios. "A gente treina para uma coisa e chega na hora da disputa é algo totalmente diferente. É saber lidar na hora”, comentou.
Por fim, Larissa Laubenstein, de Rio do Sul, foi escolhida na ocupação Florista após realizar um simulado e celebrou o resultado. "Procurei não pensar que estava disputando com a Maria, que participou da Wordlskills, para não ficar nervosa. Também tivemos provas surpresas, que me desafiou. Mas agora para a etapa nacional, eu terei a ajuda da própria Maria, da minha instrutora, e o suporte da unidade parar encarar esse outro desafio”.
Segundo Fabiano Battisti Archer, diretor regional do Senac Santa Catarina, o evento demonstrou a alta qualidade da formação oferecida pela instituição em todo o estado. "A realização dessa seletiva nos permitiu avaliar os competidores de forma mais completa, valorizando tanto o conhecimento técnico quanto a capacidade de adaptação. Esse modelo de seletiva, até então inédito, será mantido e ampliado, reforçando nosso compromisso com a formação de profissionais qualificados para os desafios nacionais e internacionais”, comentou.
Os vencedores agora iniciarão um ano de treinamento intensivo para a etapa nacional. Aqueles que se destacarem no torneio em 2025 terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills, a maior competição mundial de educação profissional, que será realizada em 2026, em Xangai, na China.
O Senac Santa Catarina já possui um histórico de sucesso nas competições internacionais. Em 2024, Maria Olívia Fronza Block, que participou da simulação em Blumenau, conquistou a medalha de excelência na ocupação Florista na última edição da WorldSkills, realizada em Lyon, na França.