Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu
No Brasil, apenas 20% dos alunos que concluem o ensino médio seguem para o curso superior, de acordo com os dados do Censo da Educação Básica. Os outros 80% vão direto para o mercado de trabalho e, atualmente, a maioria deles faz essa transição sem ter recebido formação profissionalizante: apenas 9% das matrículas na rede pública são em cursos técnicos. Nos países desenvolvidos ou em situação econômica similar ao Brasil, capacitar o aluno para o mercado de trabalho é a política educacional. No México, por exemplo, 40% dos estudantes cursam ensino técnico. Nos países europeus, o índice ultrapassa os 50% e chega a mais de 70% em alguns deles, como Áustria e Finlândia.
 
Conheça os debatedores:

Francisco Aparecido Cordão – Educador, sociólogo e filósofo. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Tem atuado como Conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Atualmente, é Conferencista e Diretor da Peabiru Educacional, Titular da Cadeira 28 na Academia Paulista de Educação e presta serviços educacionais a Sistemas, Organizações e Instituições Educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.

José Antonio Küller – Pedagogo e pós-graduado em Psicologia da Educação. Trabalhou no Senac de São Paulo e no CENAFOR (MEC). Foi professor no curso de Pedagogia da PUC/SP, consultor do Senac Nacional, Senac Rio, Senac SC, BID e UNESCO. Autor ou coautor dos livros: Ritos de Passagem – Gerenciando Pessoas para a Qualidade; A construção da proposta pedagógica do Senac Rio; Metodologia de Desenvolvimento de Competências; e Currículo integrado no Ensino Médio e na Educação Profissional (Prêmio Jabuti). É sócio-diretor da Germinal Consultoria e coordenador pedagógico do Programa Formare, da Fundação Iochpe.

Francisco de Moraes – Pedagogo pela Unesp, com pós-graduação em didática, gestão educacional, gestão mercadológica e recursos humanos. Consultor educacional, com focos prioritários em educação profissional e educação corporativa. Foi gestor educacional no Senac São Paulo até 2007, diretor de Etec no Centro Paula Souza e consultor da Representação da Unesco no Brasil. Integrou o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, o Conselho Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e o Conselho Superior da rede Senac de Educação a Distância. 

Serviço:
O quê: Debate - Desafios da Educação Profissional
Quando: 26/02 às 19 horas
Onde: Faculdade Senac Florianópolis – Rua Silva Jardim, 360 - Prainha - Centro
Quanto: Gratuito