Descontos e bolsas

DESCONTO PARA COMERCIÁRIO

O Senac/SC oferece desconto de 20% sobre o valor total do curso para colaboradores do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cujas instituições contribuem para o Senac/SC. Esse desconto vale para todos os níveis de cursos presenciais mediante apresentação da CTPS e GFIP (código 515) no ato da matrícula em uma de nossas Unidades ou por meio de inscrição online. Verifique se a sua empresa contribui para o código GFIP 515 e garanta seu desconto.

FUMDES

1) O que é?

O FUMDES é uma assistência financeira estudantil do Estado de Santa Catarina vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SED), instituído pela Lei nº 18.672/2023, e regulamentado pelo Decreto nº 220/2023. Esta assistência estudantil é destinada a efetivas condições para o cumprimento do disposto nos arts. 170 e 171 da Constituição do Estado, visando beneficiar acadêmicos regularmente matriculados, que comprovem carência econômica.

2) Quais são os critérios para o processo de concessão?

Para participar do processo de concessão de bolsas do FUMDES, o estudante deve atender os critérios:

    a) Estar regularmente matriculado, no ano vigente, em um dos cursos de graduação desta IES;
    b) Estar obrigatoriamente cadastrado/recadastrado no FUMDES;
    c) Ser natural do Estado ou residir há mais 5 anos no Estado de Santa Catarina;
    d) Entregar a documentação completa na IES, conforme documento orientador;
    e) Cumprir o cronograma estabelecido pelo Senac para o processo de concessão de bolsas aos estudantes;
    f) Demais critérios estabelecidos na legislação em vigor.

3) A quem se destina?

    a) Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação das instituições universitárias habilitadas pela SED, e que os cursos sejam reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a 3 (três) ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a 3 (três);
    b) Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
    c) Ser natural do Estado de SC ou residir nele há mais de 5 (cinco) anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
    d) Preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial; e
    e) Possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

4) Quais as obrigações do bolsista?

    a) Realizar prestação serviço à população por meio de projetos promovidos pelas IES, executado proporcional à porcentagem de assistência financeira recebida, de até 20 (vinte) horas mensais;
    b) Apresentar, a cada semestre, documentos de comprovação da carência econômica;
    c) Apresentar, a cada semestre, documento comprobatório de cumprimento das exigências legais;
    d) Cumprir o cronograma estabelecido pelo Senac; (conforme abaixo)
    e) Cumprir o regulamento da IES;
    f) Obter desempenho acadêmico satisfatório de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento escolar no conjunto das disciplinas cursadas no semestre/ano e frequência mínima de acordo com as normas da IES;
    g) Comunicar e justificar à IES, a desistência do curso.

CRONOGRAMA SENAC

Inscrições e concessão de novas bolsas 2024/2 - 2ª etapa

De 01/10 (terça-feira) a 07/10/2024 (segunda-feira), até às 19h - Módulo Alunos
Realização dos procedimentos de renovação sistema da SED (Menu Fazer Cadastro/Alterar Cadastro) e entregar os documentos comprobatórios na instituição em que está matriculado.

De 08/10 (quinta-feira) a 14/10/2024 (segunda-feira) - Módulo Instituição
Análise das inscrições realizadas e recebimento e validação de documentos.

De 15/10 (terça-feira) a 16/10/2024 (quarta-feira), até às 19h - Módulo Alunos
Realização de ajustes nos cadastros já finalizados e entrega de nova documentação, mediante solicitação da Comissão de Seleção Senac. Somente para alunos INSCRITOS, exclusivamente no sistema da SED, menu Alterar Cadastro. Observação: O aluno é obrigado a entregar na Faculdade toda documentação que comprove a renda familiar declarada, bem como toda alteração feita no cadastro.

De 17/10 (quinta-feira) a 18/10/2024 (sexta-feira) - Módulo Instituição
Nesse período, a Instituição realizará a concessão dos benefícios.

De 17/10 (quinta-feira) a 18/10/2024 (sexta-feira) - Módulo Alunos
Realização no sistema da SED de consultas e assinaturas (Impressão de Cadastro - CAFE e Recibos Mensais).

De 19/10 (sábado) a 31/12/2024 (terça-feira)
Consultas e assinaturas de Recibos Mensais e aceites de CAFE (Menus Comprovante de Inscrição, Recibo Mensal e Aceite CAFE).

  Guia de orientações FUMDES

  Checklist de documentação

  Declarações


Publicações:

  Cronograma FUMDES - 2ª etapa

  Dúvidas frequentes

  Contemplados FUMDES 2024/1

  Contemplados renovação FUMDES 2024/2

  Contemplados FUMDES 2024/2

  Errata I - Contemplados FUMDES 2024/2

  Contemplados FUMDES 2024/2 - 2ª etapa

UNIEDU

1) O que é?

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que agrega diferentes programas de bolsa fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.

As bolsas UNIEDU favorecem a inclusão de estudantes no ensino superior, os quais devem atender aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas e estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) e cadastradas na SED para participarem do Programa UNIEDU.

Observação: A partir do segundo semestre de 2023, considerando a aprovação das leis: Lei Complementar nº 831/2023 e nº 18.672, que institui aos novos programas de assistência financeira estudantil do Estado, o UNIEDU não abrirá cadastro para novas solicitações de bolsa.

2) Cronograma para renovação UNIEDU - 2025/1

De 11/02 (terça-feira) a 19/02/2025 (quarta-feira) - até às 19h
Módulo ALUNOS aberto para: Realização dos procedimentos de renovação no sistema da SED (menu Comprovante). Inclusão dos documentos comprobatórios das bolsas recebidas em 2024/2 (comprovante do Projeto Social com Visão Educativa ou das atividades de Pesquisa). Consultas e assinaturas (impressão de cadastro e recibos mensais).
Módulo INSTITUIÇÃO aberto para: Consultas, ajustes, análise de cadastros, documentos e confirmação das renovações para o primeiro semestre.

De 20/02 (quinta-feira) a 06/03/2025 (quinta-feira)
Módulo ALUNOS aberto para: Consultas e assinaturas (impressão de cadastro e recibos mensais).
Módulo INSTITUIÇÃO aberto para: Consultas, ajustes, análise de cadastros, documentos e confirmação das renovações para o primeiro semestre.

De 07/03 (sexta-feira) a 13/03/2025 (quinta-feira) - até às 19h
Módulo ALUNOS aberto para: Último período para renovações das bolsas vigentes para o primeiro semestre (Menu Comprovantes). Inclusão documentos comprobatórios das bolsas recebidas em 2024/2 (comprovante do Projeto Social com Visão Educativa ou das atividades de pesquisa). Consultas e assinaturas (impressão de cadastro e recibos mensais).
ATENÇÃO: Os estudantes com possibilidade de renovação de sua bolsa beneficiados em 2024.2, deverão realizar os trâmites para renovação da bolsa para o 2025.1 no sistema, impreterivelmente, até a data de 13/03/2025 às 19:00h. Após esta data, conforme legislação vigente, o estudante perde o direito de renovação.
Módulo INSTITUIÇÃO aberto para: Consultas, ajustes, análise de cadastros, documentos e confirmação das renovações para o primeiro semestre.

De 14/03 (sexta-feira) a 20/03/2025 (quinta-feira)
Módulo ALUNOS aberto para: Consultas e assinaturas (impressão de cadastro e recibos mensais).
Módulo INSTITUIÇÃO Confirmação das renovações para o segundo semestre.
ATENÇÃO: A data limite para que as instituições analisem/confirmem as renovações para o primeiro semestre é, impreterivelmente, 20/03/2025.

De 21/03 (sexta-feira) a 30/06/2025 (segunda-feira)
Módulo ALUNOS aberto para: Consultas e assinaturas (impressão de cadastro e recibos mensais). Módulo INSTITUIÇÃO Consultas e ajustes. ATENÇÃO: Os documentos comprobatórios das bolsas recebidas em 2025/1 deverão ser inseridos no Sistema UNIEDU somente em 2025/2. Lembrando que o bolsista tem até o final deste semestre para cumprir as exigências legais da bolsa recebida.

Publicações:

  Edital UNIEDU 2025/1 e dúvidas frequentes

  Termo de adesão para renovação UNIEDU

  Comprovação de participação em Pesquisa

  Comprovação de participação em Projeto Social com Visão Educativa

  Declarações

  Lista de Contemplados UNIEDU 1º Semestre 2024 - Renovação

  Lista de Contemplados UNIEDU 2º Semestre 2024 - Renovação

FIES

As Faculdades Senac contam com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que financia a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Em qualquer época do ano o estudante que faz um curso presencial no ensino superior pode solicitar o financiamento. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), onde também estão disponíveis todas as informações sobre esse financiamento: http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html.

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE (PSG)

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é mais do que a oferta de cursos gratuitos. É uma ação de inclusão social que vem transformando a vida de milhares de pessoas, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos. O PSG é voltado para jovens de baixa renda que buscam o seu primeiro trabalho com carteira assinada; pessoas que já atuam no mundo produtivo e desejam se requalificar para crescer profissionalmente; e demais brasileiros que necessitam gerar renda para abrir o próprio negócio ou atuar no mercado informal. Os alunos do Programa Senac de Gratuidade recebem material didático gratuito. Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial, em que a seleção é feita por ordem de inscrição, e a distância, com seleção realizada pelo índice PSG.