Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Técnico em Finanças executa e monitora diversos serviços financeiros relacionados aos processos de Tesouraria, Contas a pagar, Contas a receber, Captação e aplicação de recursos financeiros e Orçamento empresarial, com a finalidade de acompanhar a saúde financeira e apoiar o processo de análise e proposição de melhorias para o desempenho econômico-financeiro das organizações.
Atua em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos segmentos do Comércio, Serviços e da Indústria, de micro a grande porte. Relaciona-se com diversos setores e equipes internas e externas, trabalha como efetivo, contrato temporário ou por prestação de serviços.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é ¿gerir¿ e pertence ao segmento Gestão. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pelo Conselho Federal de Administração, em atendimento ao disposto na resolução normativa nº 511/2017. Os alunos egressos do curso podem providenciar o registro no Conselho Regional de Administração de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Àquele que concluir com aprovação as Unidades Curriculares 5,6,7 e 8 será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica em Assistente de planejamento financeiro.
Àquele que concluir com aprovação todas as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Finanças, com validade nacional.
Toda organização precisa de controles financeiros, elemento decisivo à tomada de decisão empresarial, ter os procedimentos de execução, análise e controle das atividades financeiras bem definidos. Só assim para proporcionar uma visão da situação real da empresa, colaborando para otimizar seus resultados econômicos e financeiros. Para isso, são demandados profissionais que compreendam essa dinâmica e colaborem para o funcionamento da área contábil-financeira.
A preocupação atual das organizações no que se refere ao seu desempenho tem especial atenção na assertividade da administração financeira, tendo em vista que a alta competitividade torna essencial não apenas processos ágeis e eficazes, mas o controle da aplicação de recursos financeiros e das receitas advindas das atividades, diariamente executadas. O lucro é um componente que possibilita investimentos a tornar possível a manutenção, ampliação ou melhoria do negócio. Seu resultado depende da análise de riscos operacionais e financeiros, escolha de fontes de recursos, controle da capacidade de pagamento a fornecedores e dos custos operacionais, além do acompanhamento do endividamento da empresa e capacidade de pagamento dos clientes.
Desse modo, o planejamento do fluxo de recursos baseado nas operações de entradas e saídas é, em grande parte, o que viabiliza a saúde da empresa, mantendo-a competitiva. Não basta produzir e vender; é preciso receber pelos serviços e produtos vendidos e apresentar resultados positivos no que se refere aos valores investidos e obtidos nas operações da empresa.
No dinâmico cenário do século 21, o planejamento e controle financeiro é essencial à vida de todo tipo de organização, seja privada, pública ou do Terceiro Setor, dada a necessidade de acompanhamento e verificação da aplicabilidade de recursos diretamente relacionada aos resultados e metas idealizados.
Sendo assim, é de suma importância para o mercado a disponibilidade de profissionais com capacidade de gerir a utilização dos recursos financeiros, sendo essa atuação estratégica para a gestão de um negócio.
A oferta da Habilitação Técnica de Nível Médio em Finanças pelo Senac se justifica pela importância da área financeira para as organizações e pela necessidade crescente de profissionais qualificados para compor o quadro de funcionários.