Idade mínima: 18 anos completos.
Escolaridade: cursando o ensino médio.
Escolaridade EJA: cursando o ensino médio.
O Técnico em Podologia é o profissional que realiza ações de promoção da saúde e prevenção das podopatias. Identifica lesões elementares externas dos pés e realiza procedimentos podológicos em diferentes tipos de afecções, utilizando técnicas como lixamento, correção das unhas e reflexologia podal, em conformidade com as normas e legislações vigentes.
Atua em gabinetes de podologia, clínicas médicas e estéticas, clubes esportivos e sociais, academias, SPAs, institutos de beleza, home care, hospitais e em Instituto de longa permanência - ILP, como autônomo, prestador de serviços ou empregado em estabelecimentos públicos, privados ou do terceiro setor. Interage com outros profissionais de saúde e beleza, podendo compor equipe multiprofissional.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Estas marcas formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Esta perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente da atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e saúde, cuja natureza é ¿cuidar¿ e pertence ao segmento de saúde.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com formação em Podologia, Fisioterapia ou Enfermagem com experiência profissional na área de Podologia, preferencialmente com experiência em docência.
Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Podologia, com validade nacional.
Observações:
- O apostilamento do Estágio no certificado está condicionado à entrega, pelo aluno, dos documentos comprobatórios em tempo hábil, conforme exigência da Lei n° 11.788/2008.
- Os históricos escolares que acompanham os certificados e diplomas devem explicitar as unidades curriculares cursados, de acordo com o correspondente perfil profissional de conclusão, as respectivas cargas horárias, frequências e aproveitamento dos concluintes, conforme Resolução CNE/CEB nº6/2012.
UC1: Realizar avaliação das condições de saúde do cliente em Podologia. Carga Horária: 108h
Bibliografia Básica
BEGA, Armando. Tratado de Podologia. 2. ed.rev. Yendis: São Paulo, 2014
LAROSA, Pauli Ricardo Ronconi. BEGA, Armando. Podologia Bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2. Ed. São Paulo: Senac São Paulo. 2017.
Bibliografia Complementar
BARTMANN, Mercilda; BRUNO, Paulo; SILVEIRA, José Márcio da Silva. Primeiros Socorros: Como agir em situações de emergência. 3. ed. Rio de Janeiro: Senac, 2011.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F.; AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
PEREZ, Erika. Fundamentos de Patologia. São Paulo: Erica, 2014.
ROCHA, Arnaldo. Patologia: processos gerais para o estudo das doenças. São Paulo: Rideel, 2011.
UC2: Preparar o ambiente de trabalho em Podologia. Carga Horária: 36h
Bibliografia Básica
ESTEVES, Árina Aline de Antoni Amantéa. Doenças ocupacionais: agindo preventivamente. Santa Cruz do Rio Prado (SP): Viena, 2014.
MORAES, Anamaria de; MONT`ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2012.
MARCONDES, M. M. S. Esterilização e medidas de biossegurança: em centros de materiais e esterilização e outros estabelecimentos. São Paulo: Senac São Paulo, 2018.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ¿ Brasília. Ministério da Saúde, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica - 8. ed. rev. ¿ Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
HIRATA, Mario Hiroyuki; MANCINI, Jorge. Manual de Biossegurança. 3. ed. São Paulo: Manole, 2017
MASTROENI, Marco Fábio. Biossegurança aplicada a laboratórios e serviços de saúde. São Paulo: Atheneu, 2007.
RAMOS, Janine Maria Pereira. Biosssegurança em estabelecimentos de beleza e afins. São Paulo, SP: Ateneu, 2010.
UC3: Realizar avaliação podológica do cliente. Carga Horária: 72h
Bibliografia Básica
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; ABULAFIA, Luna Azulay. Dermatologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017
LAROSA, Pauli Ricardo Ronconi. BEGA, Armando. Podologia Bases clínicas e anatômicas. Ed. São Paulo: Martinari, 2010.
Bibliografia Complementar
BATISTA, Fábio. Uma abordagem Multidisciplinar sobre pé diabético. São Paulo: Andreoli, 2010.
HAMILL, Joseph; KNUTZEN, Kathleen M. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. 4. ed. São Paulo: Manole, 2016
KUMAR Vinay; ABBAS, Abul K.; FAUSTO, Nelson; ASTER, John C. Robbins e Cotran, bases patológica das doenças. 9. ed. Rio de Janeiro: Eselvier,2016.
MOORE, Keith L; DALLEY, Arthur F. Anatomia: orientada para clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2014
SABBAG, Cid Yazigi; SOLIS, Marina Yazigi; JUNIOR,Milton Sabbag. Psoríase: Para profissionais da saúde. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2011.
UC4: Realizar procedimentos de relaxamento e bem estar em podologia. Carga Horária: 60h
Bibliografia Básica
PEREZ, Erika; LEVIN, Raquel. Técnicas de Massagens Ocidental e Oriental. São Paulo: Erica, 2014.
Keet,Louise. A Bíblia da Reflexologia. São Paulo: Pensamento, 2011.
Amaral, Fernando. Técnicas de aplicação de Óleos Essenciais - Terapias de Saúde e Beleza. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
Bibliografia Complementar
CORAZZA, S. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. 4. ed. São Paulo: Senac, 2015
LAROSA, Pauli Ricardo Ronconi. BEGA, Armando. Podologia Bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
MALUF, S. Aromaterapia: uma abordagem sistêmica. São Paulo: do autor, 2008.
UC5: Realizar procedimentos podológicos nas hiperqueratoses dos pés. Carga Horária: 108h
Bibliografia Básica
BOMBONATO, Aparecida Maria; JUSTINO, Conceição Aparecida de Paula; JUSTINO, Jayme Roberto. Podologia: Calos e Calosidades. 2. ed. São Paulo: Páginas do Brasil, 2018
LAROSA, Pauli Ricardo Ronconi. BEGA, Armando. Podologia Bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
Bibliografia Complementar
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; ABULAFIA, Luna Azulay. Dermatologia. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017
ZORZI, R. e STARLING, I. G. Corpo Humano: Órgãos, Sistemas e Funcionamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2017
JUSTINO, J. R.; BOMBONATO, A. M.; JUSTINO, C. A. de P. Podologia: técnicas e especializações podológicas. São Paulo: Senac São Paulo, 2018
JUSTINO, Carolina de Paula; JUSTINO, Alberto de Paula; NOGUEIRA, Rogério Mendes. Podologia no esporte. São Paulo, SP: Ed. do Autor, 2009.
UC6: Realizar procedimentos de correção de unhas. Carga Horária: 96h
Bibliografia Básica
BARAN, Robert. Doenças das unhas. 2. ed. Elsevier: São Paulo, 2018
LAROSA, Pauli Ricardo Ronconi. BEGA, Armando. Podologia Bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
JUSTINO, J. R.; BOMBONATO, A. M.; JUSTINO, C. A. de P. Podologia: técnicas e especializações podológicas. São Paulo: Senac São Paulo, 2018
Bibliografia Complementar
BARAN, Robert; HANEKE, Eckart. Diagnóstico diferencial da unha. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009.
BOMBONATO, Aparecida Maria; JUSTINO, Conceição Aparecida de Paula; JUSTINO, Jayme Roberto. Patologias da Unha. São Paulo: Páginas do Brasil, 2011.
GUPTA, A. K. e BARAN, R. Doenças de Unhas ¿ Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Revinter, 2008.
RIVITTI, Evandro A. Manual de Dermatologia Clínica de Sampaio e Rivitti. São Paulo: Artes Médicas, 2014.
Nilton Di Chiacchio, Walter Belda Jr, Paulo Criado. Unhas o que há de novo. Atheneu: São Paulo, 2015.
UC7: Estabelecer ações de relacionamento com os clientes de Podologia. Carga Horária: 36h
Bibliografia Básica
DARLING, Diane.
KUAZAQUI, Edmir; TANAKA, Luiz Carlos Takeshi. Marketing e gestão estratégica de serviços em saúde. São Paulo: Thomson, 2008.
GORYEB, Mohamed. Receba Mais Sim e Menos Não: como acolher o cliente, vender mais e atingir metas. São Paulo: Senac São Paulo, 2016.
ARRUDA, Marli; ROMA, Andrea. Networking e empreendedorismo. Ed. Leader, São Paulo, 2017.
Bibliografia Complementar
BENDER, Arthur. Personal branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Integrare, 2009.
CHURCHILL, Gilbert A. PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MACARENCO, Isabel; TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação empresarial na prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
UC8: Realizar a profilaxia podal. Carga Horária: 96h
Bibliografia Básica
BEGA, Armando; LAROSA, Paulo Ricardo Ronconi. Podologia, bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
BOMBONATO, Aparecida Maria; JUSTINO, Conceição Aparecida de Paula; JUSTINO, Jayme Roberto. Especializações podológicas. São Paulo: JCA ¿ Editora dos Autores, 2014.
MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F.; AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7.ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Bibliografia Complementar
MADELLA JR, Orlando. Dicionário Ilustrado de podologia. 8 ed. São Paulo: Editora Impresso Brasil, 2018.
ZORZI, R. e STARLING, I. G. Corpo Humano: Órgãos, Sistemas e Funcionamento. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2017
JUSTINO, J. R.; BOMBONATO, A. M.; JUSTINO, C. A. de P. Podologia: técnicas e especializações podológicas. São Paulo: Senac São Paulo, 2018
UC9: Realizar procedimentos podológicos nas onicopatias inflamatórias. Carga Horária: 108h
Bibliografia Básica
BARAN, Robert. Doenças das unhas. 2. ed. Elsevier: São Paulo, 2018
LAROSA, Pauli Ricardo Ronconi. BEGA, Armando. Podologia Bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
JUSTINO, J. R.; BOMBONATO, A. M.; JUSTINO, C. A. de P. Podologia: técnicas e especializações podológicas. São Paulo: Senac São Paulo, 2018
Nilton Di Chiacchio, Walter Belda Jr, Paulo Criado. Unhas o que há de novo. Atheneu: São Paulo, 2015.
Bibliografia Complementar
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; ABULAFIA, Luna Azulay. Dermatologia 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017
BOMBONATO, Aparecida Maria; JUSTINO, Conceição Aparecida de Paula; JUSTINO, Jayme Roberto. Patologias da Unha. São Paulo: Páginas do Brasil, 2011.
RIVITTI, Evandro A. Manual de dermatologia clínica de Sampaio e Rivitti. São Paulo: Artes Médicas, 2014.
WOLFF, Klaus; JOHNSON, Richard Allen. Dermatologia de Fitzpatrick: atlas e texto. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015
BARAN, Robert. Doenças das unhas. 7. ed. Elsevier: São Paulo, 2011. e-book
UC10: Realizar procedimentos podológicos nas onicopatias infecciosas. Carga Horária: 108h
Bibliografia Básica
BARAN, Robert; HANEKE, Eckart. Diagnóstico diferencial da unha. São Paulo, SP: Livraria Médica Paulista, 2009.
BEGA, Armando; LAROSA, Paulo Ricardo Ronconi. Podologia, bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
BOMBONATO, Aparecida Maria; JUSTINO, Conceição Aparecida de Paula; JUSTINO, Jayme Roberto. Patologias da Unha. São Paulo: Páginas do Brasil, 2011.
Bibliografia Complementar
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; ABULAFIA, Luna Azulay. Dermatologia 7. ed. ver. e atual. [reimpr.]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017
ZORZI, R. e STARLING, I. G. Corpo Humano: Órgãos, Sistemas e Funcionamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2017
JUSTINO, J. R.; BOMBONATO, A. M.; JUSTINO, C. A. de P. Podologia: técnicas e especializações podológicas. São Paulo: Senac São Paulo, 2018.
JUSTINO, Carolina de Paula; JUSTINO, Alberto de Paula; NOGUEIRA, Rogério Mendes. Podologia no esporte. São Paulo, SP: Ed. do Autor, 2009.
UC11: Realizar procedimentos podológicos nas dermatoses infecciosas. Carga Horária: 108h
Bibliografia Básica
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; ABULAFIA, Luna Azulay. Dermatologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017
LAROSA, Pauli Ricardo Ronconi. BEGA, Armando. Podologia Bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
JUSTINO, J. R.; BOMBONATO, A. M.; JUSTINO, C. A. de P. Podologia: técnicas e especializações podológicas. São Paulo: Senac São Paulo, 2018
Keet,Louise. A Bíblia da Reflexologia. São Paulo: Pensamento, 2011.
Amaral, Fernando. Técnicas de aplicação de Óleos Essenciais - Terapias de Saúde e Beleza. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
Bibliografia Complementar
MADELLA JR, Orlando. Dicionário Ilustrado de podologia. 8. ed. São Paulo: Editora Impresso Brasil, 2018.
RIVITTI, Evandro A. Manual de dermatologia clínica de Sampaio e Rivitti. São Paulo: Artes Médicas, 2014.
WOLFF, Klaus; JOHNSON, Richard Allen. Dermatologia de Fitzpatrick: atlas e texto. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
JUSTINO, Carolina de Paula; JUSTINO, Alberto de Paula; NOGUEIRA, Rogério Mendes. Podologia no esporte. São Paulo, SP: Ed. do Autor, 2009.
UC12: Realizar ações de promoção de saúde e prevenção de podopatias. Carga Horária: 48h
Bibliografia Básica
SENAC, Departamento Nacional. Fundamentos da Saúde. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
SENAC, Departamento Nacional. Saúde e prevenção de doenças. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
JUSTINO, J. R.; BOMBONATO, A. M.; JUSTINO, C. A. de P. Podologia: técnicas e especializações podológicas. São Paulo: Senac São Paulo, 2018.
Bibliografia Complementar
HELMAN, Cecil G. Cultura, Saúde e Doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
UC13: Realizar atividades administrativas para o trabalho em podologia. Carga Horária: 36h
Bibliografia Básica
DANTAS, Edmundo Brandão. Marketing descomplicado. 2. ed. Ed. Senac.
ROSSI, A. T. Marketing sem complicações! Para principiantes e profissionais de outras áreas. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.
Bibliografia Complementar
KUAZAQUI, Edmir; TANAKA, Luiz Carlos Takeshi. Marketing e gestão estratégica de serviços em saúde. São Paulo: Thomson, 2008.
KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à administração. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CHINEM, Rivaldo. Marketing e divulgação da pequena empresa: como o pequeno e o microempresario podem chegar à mídia. 2. ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo.