Idade mínima: 18 anos antes do início do estágio ou quaisquer atividades insalubres.
Escolaridade: Ensino Médio completo ou cursando o ensino médio
Escolaridade EJA:. Aprovado em Física.
O Técnico em Radiologia é o profissional de saúde responsável por realizar exames de diagnóstico por imagem, processamento e manipulação de imagens analógicas e digitais.
Atua nos setores de radiologia, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética, radiologia odontológica e hemodinâmica. Supervisiona o funcionamento dos equipamentos radiológicos, contribuindo com os programas de qualidade em imagem e proteção radiológica.
Desempenha as suas atividades em Hospitais, Unidades de Saúde e Clínicas Radiológicas, sob a supervisão de Físicos Médico e/ou Médicos Radiologistas. Além disso, pode participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como atuar em empresas de serviços, de equipamentos e de insumos relacionados à Radiologia.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa e atua com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é cuidar, e pertence ao segmento da Saúde. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.394/85, alterada pela Lei nº 10.508/02, pelo Decreto nº 92.790/86 e pela resolução CONTER nº 11/17. As seguintes competências compõem o Perfil Profissional de Conclusão do Técnico em Radiologia:
Preparar equipamentos e acessórios para a realização de exames radiológicos convencionais;
Realizar exames radiológicos em membros inferiores e superiores;
Realizar exames radiológicos em tórax, abdômen e coluna vertebral;
Realizar exames radiológicos em crânio, ossos da face e seios da face;
Realizar exames radiológicos convencionais contrastados;
Supervisionar funcionamento dos equipamentos e aplicação das técnicas de exames radiológicos;
Processar imagens radiológicas;
Prestar assistência inicial em situação de emergência;
Realizar exames de tomografia computadorizada;
Realizar exames de densitometria óssea;
Realizar exames de mamografia;
Realizar exames de ressonância magnética;
Realizar exames de radiologia odontológica.
Realizar exames de hemodinâmica;
Àquele que concluir com aprovação todas as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio é conferido o Diploma de Técnico em Radiologia com validade nacional.
O setor de radiodiagnóstico é considerado uma área estratégica dentro do sistema de saúde. A especialidade tem papel essencial na detecção e diagnósticos precoces das doenças, potencializando significativamente o impacto do tratamento e a sobrevida de pacientes. Segundo as estatísticas do Ministério da Saúde , atualmente existem cerca de 139.982 equipamentos de diagnóstico por imagem no Brasil, sendo 24.267 aparelhos de raios x, e os demais equipamentos distribuídos entre aparelhos de mamografia, medicina nuclear, densitometria óssea, hemodinâmica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e PET/CT .
Outro fator significativo na constituição do cenário atual é o avanço dos recursos tecnológicos empregados na área. A constante evolução tecnológica é extremamente importante para a modernização e o desenvolvimento de equipamentos de radiodiagnóstico, em especial os aparelhos de raios x, viabilizando à aquisição de imagens de forma mais rápida e com melhor qualidade, evitando a exposição de pacientes a altas doses de radiação e possibilitando ao profissional realizar ajustes na imagem quando necessário, contribuindo assim para um diagnóstico médico mais preciso. Nessa constante renovação, destaca-se a possibilidade de armazenamento e compartilhamento de imagens com os demais setores da instituição de saúde, por meio da incorporação de sistemas de arquivamento de imagens e transmissão (PACS).
Nesse sentido, é imprescindível a formação de profissionais qualificados pautada na excelência da prestação desses serviços à população. Sendo assim, justifica-se a oferta deste curso pelo SENAC, a fim de habilitarmos profissionais capazes de exercer as respectivas atividades legalmente regulamentadas.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.