Idade mínima: 17 anos
Escolaridade: cursando a 2ª série do Ensino Médio
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Técnico em Secretariado é o profissional responsável pelo assessoramento aos gestores de organizações, nos processos administrativos gerais e de apoio a eventos corporativos.
Esse profissional atua em conformidade com as características do contexto em que está inserido, utilizando-se de técnicas secretariais e ferramentas tecnológicas. No desenvolvimento de suas atividades, executa e acompanha fluxos processuais de gestão, organização e registro administrativo, de informação e de relacionamento com clientes internos e externos. Relaciona-se e trabalha com equipes, interagindo com profissionais de diversos setores da organização.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
Àquele que concluir com aprovação todas as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Secretariado, com validade nacional.
A partir das transformações ocorridas nas estruturas organizacionais, apontadas por instituições como Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec) , que atingiram diretamente os seus setores de atuação, surge a necessidade de avaliação das atividades secretariais, para uma efetiva assessoria à gestão.
Nesse contexto, o profissional Técnico em Secretariado atua nas diferentes organizações, com público interno e externo. Dessa forma, a profissão caracteriza-se por estar muito próxima dos centros decisórios de uma organização.
Assim, o desafio revela-se na amplitude e dimensão de sua ação no cenário corporativo, que depende da esfera hierárquica em que está inserida e, em contrapartida, exige do profissional sólidos conhecimentos do segmento de mercado em que atua, assim como o domínio de novas tecnologias, requerendo alta capacidade de análise e articulação estratégica. Dessa forma, o Técnico em Secretariado cresce de maneira significativa, com abrangência considerável no mercado de trabalho, consequência da versatilidade assumida pelos profissionais da área.