Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem concluído.
O Senac oferece o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica com os seguintes objetivos:
Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Possibilitar o desenvolvimento de competências em Enfermagem, em sintonia com as exigências do mundo do trabalho, contribuindo para melhorar as oportunidades de inserção no mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Proporcionar um ensino que incorpore as mudanças advindas do desenvolvimento técnico-científico, na perspectiva de intervir individualmente e no seu conjunto, positivamente, nas necessidades de saúde de cada pessoa, grupo ou comunidade.
360 horas
O Brasil é o país que mais realiza procedimentos cirúrgicos e chegou a registrar mais de 11 milhões de procedimentos cirúrgicos no último ano. Somado a isso, o Ministério da Saúde também publicou o aumento de 31% de registros de procedimentos cirúrgicos eletivos nos últimos cinco anos, quando comparado aos anos anteriores.
A Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica habilita o profissional de Enfermagem a assistir o Cirurgião no ato cirúrgico, assegurar a provisão e o preparo dos instrumentais, processar e esterilizar os materiais especiais e garantir a integridade dos itens após os procedimentos invasivos.
Nesta perspectiva, a oferta do curso amplia o mercado de trabalho para profissionais da área de Enfermagem. A Especialização Técnica de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica é promissora em termos de possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, considerando que o Bloco Cirúrgico (BC) é um setor inserido no contexto hospitalar com alta complexidade operacional e assistencial, oportunizando a demanda por profissionais de Enfermagem, sobretudo os especialistas em Instrumentação Cirúrgica.
A competitividade no mercado de trabalho exige profissionais bem preparados nas dimensões técnica, científica e comportamental. Neste contexto, o instrumentador cirúrgico exerce papel fundamental na área da saúde por colaborar com o menor tempo anestésico cirúrgico e na prevenção de complicações cirúrgicas, resultando em menos tempo de hospitalização do cliente e corroborando para a recuperação no pós-operatório. O curso propicia ao aluno comprometimento com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de contribuição para a sociedade.