Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino médio completo.
Escolaridade caso EJA: Ensino médio completo.
Conhecimentos e/ou experiência prévia: não há.
Proporcionar aos participantes conhecimentos introdutórios da Língua Brasileira de Sinais, objetivando a comunicação básica, por meio de frases simples, com pessoas surdas usuárias de Libras no ambiente de trabalho.
Indiretamente o curso favorece a retenção do profissional com deficiência, ao considerar a necessidade da acessibilidade atitudinal e de comunicação no ambiente corporativo.
Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Programa Instrumental Interpretar e informar aspectos cotidianos em Libras, com validade nacional.
O curso ¿Interpretar e informar aspectos cotidianos em Libras¿ atende à necessidade de fortalecer o estímulo ao processo de inclusão por meio da comunicação entre pessoas ouvintes e surdos no ambiente profissional.
A legislação brasileira, conforme o Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, reconhece a Libras como língua e considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Na perspectiva de atender à legislação brasileira que garante a valorização, disseminação e ampliando a inserção da Libras nas relações profissionais, possibilitando a aproximação e desconstruindo as barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes.