Este curso tem por objetivo contribuir para o replanejamento do processo avaliativo formativo a partir da estrutura e premissas da BNCC, com o currículo pré-definido e das inter-relações entre os componentes da área Linguagens e suas Tecnologias e as demais áreas do Ensino Fundamental.
É destinado aos profissionais de Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa.
A formação de gestores e professores dos municípios catarinenses, se faz necessária devido ao ordenamento político e jurídico do sistema nacional de ensino brasileiro em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (2017) , para a construção coletiva e compartilhada da Proposta Curricular de suas respectivas redes de ensino no âmbito da Educação Básica.
Diante disso, evidencia-se a necessidade de profissionais terem um aperfeiçoamento quanto a perspectivas e práticas facilitadoras da avaliação em língua portuguesa.