Ensino Fundamental completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: não há.
Este curso objetiva desenvolver habilidades profissionais para a utilização de técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, considerando as boas práticas de manipulação e a composição nutricional, bem como a possibilidade de ampliar a variedade de consumo, com foco na saúde do indivíduo, na preservação do meio ambiente e na redução de custos. É destinado a profissionais, estudantes e interessados em aproveitamento integral de alimentos.
Segundo a Organização não Governamental (ONG) Banco de Alimentos , só no Brasil 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. A maior perda (45%) é de frutas, verduras e legumes.
A etapa de higienização dos alimentos de origem vegetal é uma das maiores geradoras de resíduos orgânicos, por esse motivo deve-se tentar aproveitar ao máximo os alimentos em relação a aparas e espessuras das cascas removidas e, quando possível, aproveitar talos e partes folhosas para outros fins, subdividindo-os ou utilizando-os em outras preparações culinárias. Outra forma de aproveitamento integral é a utilização de tudo o que a natureza nos oferece como alimento, como as denominadas PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais), ou seja, vegetais que podem ser consumidos, mas não estão habitualmente na mesa dos brasileiros.
Nesse contexto, o curso de aproveitamento integral dos alimentos destina-se aos interessados em aproveitar alimentos por inteiro, por meio da associação de sua composição e do uso de técnicas culinárias visando à saúde do indivíduo, a preservação do meio ambiente e à redução de custos em ambiente doméstico e/ou estabelecimento comercial.