Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: Estar matriculado no Ensino Médio.
Escolaridade EJA: Estar matriculado no Ensino Médio.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Técnico em Publicidade é o profissional de comunicação que auxilia e realiza o planejamento, a criação e a produção de campanhas publicitárias. A partir de estratégias de branding, de coleta e de análise de dados mercadológicos, cria projetos gráficos e eletrônicos, contribui na elaboração do plano integrado de mídia, realiza eventos promocionais, produz vídeos e fotos, além de criar interfaces digitais, considerando a experiência do usuário.
Pode atuar em agências de publicidade, propaganda e marketing digital, estúdios de design, empresas do setor gráfico, de rádio, televisão e web, produtoras de áudio e vídeo, editoras e agências de eventos. Pode trabalhar também como autônomo ou em empresas públicas, privadas e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Esse profissional trabalha em equipe, interagindo com clientes, fornecedores, profissionais de publicidade e marketing, parceiros comerciais, entidades públicas, meios de comunicação, entre outros.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é criar e pertence ao segmento de comunicação. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 4.680/1965 e Decreto nº 57.690/1966.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Publicidade:
Auxiliar no estabelecimento das estratégias de relacionamento com clientes em publicidade;
Auxiliar na elaboração do plano de comunicação;
Auxiliar na criação de campanhas publicitárias;
Executar plano de mídia;
Elaborar peças gráficas;
Elaborar e executar projetos fotográficos e audiovisuais para a publicidade em diferentes meios;
Finalizar peças gráficas, digitais e eletrônicas;
Elaborar conteúdo para mídias digitais;
Planejar e produzir eventos promocionais;
Criar interfaces digitais;
Organizar processos administrativos para a prestação de serviços na publicidade.
A publicidade é uma ferramenta de comunicação e marketing, responsável por disseminar e divulgar informações sobre empresas, produtos e serviços, com o objetivo de fortalecer marcas, comunicar ideias e promover relacionamentos. O setor tem importante função econômica e social, promovendo a inovação e estimulando a competição pela qualidade e preço, além de contribuir para a disseminação de comportamentos, educação pública, causas sociais e o desenvolvimento humano na formação de valores de consumo e cidadania.
De acordo com pesquisa divulgada pela PwC (PricewaterhouseCoopers), na 20ª edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, a partir de um estudo com cerca de 53 países, para mapear a evolução de hábitos de audiência e investimento publicitário, as expectativas para a área são positivas. Conforme as projeções realizadas, estima-se para 2023 no mundo, um investimento em publicidade digital de US$ 468 bilhões. Para o Brasil, a análise da consultoria indica que se comparado a 2018, o país irá de US$ 3 bilhões no ano passado, para mais de US$ 6 bilhões até lá. Já a publicidade tradicional, deve manter-se estável, subindo de US$ 332 para 333 bilhões mundialmente, e de US$ 7 para 8 bilhões no Brasil. Com relação ao mercado de mídia e entretenimento, espera-se um crescimento de 5,5% ao ano no País para os próximos quatro anos, índice maior do que a média global, de 4,3%.
Dados e projeções que comprovam a ampliação na demanda de serviços e a valorização da área no país, em que sua publicidade é reconhecida mundialmente pela criatividade e qualidade. Fortemente impulsionada pela Economia criativa, comportamento de consumo e tecnologias, o setor já caminha para um novo perfil de profissional de comunicação, capacitado a atender às empresas e aos diferentes perfis de consumidores, contribuindo para a geração de empregos e melhor renda no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.