Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Estar matriculado no Ensino Médio.
Escolaridade EJA: Estar matriculado no Ensino Médio
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Técnico em modelagem de vestuário é o profissional de moda que desenvolve a modelagem de produtos do vestuário, aplicando técnicas bidimensionais, tridimensionais e digitais, viabilizando a confecção de peças de roupa adulto e infantil. Para isto, avalia sua vestibilidade e viabilidade técnica, ao elaborar diagramas com a orientação da tabela de medidas e transforma as bases de modelagem em modelos específicos. Estas ações ocorrem a partir da ficha técnica do produto na preparação da modelagem para o setor de corte, com as devidas sinalizações para montagem da peça-piloto e produção em série.
Atua em empresas de pequeno, médio e grande porte de confecção do vestuário, em assessorias de modelagem e empresas de desenvolvimento de produtos e projetos e indústrias. Também pode realizar seu trabalho em lojas, estúdios e ateliês de costura e figurino. Desempenha as suas atividades com equipes multiprofissionais da área de criação e produção, por meio da prestação de serviços autônomos, de consultoria, temporários ou contrato efetivo.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção cultural e design, cuja natureza é Criar e pertence ao segmento de moda.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em modelagem do vestuário: Construir bases de modelagem. Desenvolver ficha técnica de peça do vestuário. Modelar peças do vestuário adulto em tecido plano. Modelar peças do vestuário infantil em tecido plano. Realizar gradação de moldes femininos e masculinos. Modelar peças do vestuário de modo digital. Modelar peças do vestuário de modo tridimensional. Modelar peças do vestuário de alfaiataria. Modelar peças do vestuário em malha. Organizar o processo de trabalho em modelagem. Mapear tendências e demandas na modelagem.
O segmento de moda e confecção é um dos mais competitivos da economia e tem apresentado considerável desenvolvimento, impulsionado pelas novas tecnologias, pela expansão das Indústrias Criativas e por um consumidor com amplo acesso tanto à informação quanto à qualidade do produto.
De acordo com os últimos dados divulgados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), o setor têxtil e de confecção é o 2º maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas o de alimentos e bebidas (juntos), representando 16,7% dos empregos e 5,7% do faturamento da Indústria de Transformação. Destes números, a confecção é responsável por 75% das 1,7 milhões de vagas preenchidas pela indústria têxtil e de confecção no mercado nacional. O relatório aponta ainda que o país ocupa a quinta posição mundial na produção de artigos de vestuário, com uma média de 8,9 bilhões de peças confeccionadas, incluindo desde vestuários, meias, acessórios até artigos de cama, mesa e banho.
De acordo com pesquisas realizadas por empresa especializada no setor têxtil, a Gherzi , o cenário para os próximos anos continua positivo e com oportunidades de crescimento. O estudo aponta que em 2020, o mercado global de têxteis e confecções deverá atingir US$ 1,7 trilhões contra US$ 1,5 trilhões, em 2014. A projeção mostra aumento do consumo per capita de fibras têxteis e de roupas, especialmente nos países emergentes e nos mostram que cada vez mais, o setor necessitará de mão de obra qualificada para seus processos de criação, desenvolvimento e comercialização, que diante das dinâmicas de consumo e exigências do mercado, busca profissionais preparados para interpretar e direcionar ações que promovam marcas, informem o público e estimulem o consumo.
Neste contexto, a elaboração de produtos que aliem funcionalidade, conforto e estética é de extrema importância num mercado de alta competitividade e necessidade de diferenciação constante. Diante disso, destaca-se o papel do profissional de modelagem na construção da roupa, ao garantir vestibilidade e um bom corte e caimento aos produtos do vestuário. Partindo desta premissa, o curso Técnico em modelagem do vestuário justifica-se pela necessidade constante de formação de pessoas com conhecimentos técnicos específicos, capazes de atender às empresas e aos consumidores cada vez mais exigentes, contribuindo para a geração de empregos e melhor renda no setor do comércio de bens, serviços e turismo.