Idade mínima: 15 anos
Escolaridade: cursando o 2º ano do Ensino Médio.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O profissional Técnico em Comércio Exterior é responsável por executar e monitorar atividades relacionadas com os processos de importação e exportação, além de participar e acompanhar as atividades administrativas e operacionais, a análise dos aspectos legais e normativos e as atividades da equipe comercial.
Realiza os cálculos para a formação de custos de exportação e/ou importação, acompanha as negociações comerciais, executa os procedimentos necessários para o desembaraço aduaneiro, as operações cambiais e o monitoramento da armazenagem e da cadeia do transporte, sob orientação do responsável pelas operações de comércio exterior.
O técnico em comércio exterior exerce suas atividades em organizações de pequeno, médio ou grande porte, sejam elas públicas, privadas e/ou de terceiro setor, nacionais ou multinacionais, tais como comerciais importadoras e exportadoras, instituições financeiras, agentes de carga, despachantes aduaneiros e tradings.
Para desempenhar suas funções, interage com equipes internas da organização e todos os agentes intervenientes na cadeia logística internacional.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.