Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Médio completo
Requisito/Conhecimento específico: ser recrutas do exército
Este curso tem por objetivo desenvolver a competência de Participar do processo de cuidado em saúde de usuário, família e comunidade, considerando os conceitos de Atendimento nos Serviços de Saúde e focando no atendimento humanizado e resolutivo.
É destinado aos Recrutas do Exército.
A temática de humanização no atendimento em serviços de saúde mostra-se relevante no contexto atual, uma vez que a constituição de um atendimento calcado em princípios, como a integralidade da assistência, a equidade e a participação social do paciente, entre outros, demanda a revisão das práticas cotidianas, com ênfase na criação de espaços de trabalho menos alienantes que valorizem a dignidade do profissional e do paciente. Assim, a Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS .
Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES do DATASUS - Ministério da Saúde, 2016) o Brasil possui em torno de 297.221 estabelecimentos de saúde que contemplam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios particulares e unidades de saúdes especializadas.
Humanizar o atendimento nas mais diversas áreas de uma instituição de saúde é fundamental para o bom funcionamento do sistema de saúde, refletindo diretamente no trabalho oferecido ao cidadão, bem como ao paciente. Diante do exposto, justifica-se este curso por tratar do atendimento ao paciente com qualidade, buscando uma melhor maneira para acolhê-lo.