Idade mínima: 14 anos completos e máxima de 24 anos incompletos. Ao completar 24 anos, conforme legislação, o aprendiz terá seu contrato encerrado, dessa forma recomenda-se que seja calculada a idade máxima para contratação. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência.
Escolaridade: Cursando os anos finais do Ensino Fundamental.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O sistema cooperativista tem apresentado um significativo crescimento no Brasil nos últimos anos e já é possível considerá-lo como uma ferramenta de grande importância para o aumento da economia do país. Nos últimos oito anos a quantidade de empregos gerados pelas cooperativas aumentou 43% em relação aos anos anteriores , demonstrando a importância e o impacto das cooperativas na vida dos brasileiros. Nesta perspectiva houve um aumento na demanda de profissionais com competências para apoiar o fluxo de atividades destas organizações. Diante desse cenário, o Senac estruturou o curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Cooperativas, com base na Lei nº 10.097/00, cujo objetivo é qualificar adolescentes e jovens para o desempenho de atividades relacionadas aos serviços em cooperativas e promover o desenvolvimento de competências que favoreçam a empregabilidade e permanência no mundo do trabalho.
Integram o curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Cooperativas as ocupações ¿assistente administrativo¿, ¿assistente financeiro¿ e ¿assistente de pessoal¿. Esta composição segue o Catálogo Nacional de Aprendizagem Profissional ¿ CONAP. As ocupações possuem similaridades, permitindo, assim, uma formação mais ampla e a possibilidade de inserção ocupacional do jovem no mundo do trabalho. A vivência prática em mais de uma ocupação proporciona ao jovem uma visão mais abrangente do segmento econômico e profissional da organização em que atua, pois permite o desenvolvimento de atividades com características complementares, a interação com diferentes equipes e a troca de experiências com outros jovens durante o curso
Nesse contexto, as ocupações que integram o curso visam atender de forma abrangente o segmento de cooperativas, entendendo que as atividades desempenhadas em cada ocupação perpassam os diferentes setores de uma empresa em níveis de complexidade crescente, englobando desde as atividades de apoio administrativo, financeiro e de pessoal.
O Programa de Aprendizagem Comercial do Senac visa formar profissionais comprometidos com a qualidade de seu trabalho e cônscios de seu papel na sociedade, abordando questões e temas que compõem as marcas formativas do Senac e as marcas que são próprias a este programa: o protagonismo juvenil, social e econômico e a atitude sustentável. Desta forma, os benefícios desta ação convergem e se complementam em um processo que vai além do cumprimento da legislação, uma vez que fortalece o princípio da responsabilidade social e a promoção da cidadania.