Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Requisito/conhecimento específico: não há.
Este curso tem como objetivo dar subsídios aos participantes para atuar de maneira criativa e inovadora na resolução de desafios inerentes ao exercício profissional.
É destinado a profissionais e estudantes de qualquer área ou a pessoas interessadas na temática.
A quarta Revolução Industrial tem requerido trabalhadores capazes de transitar de um contexto analógico para o digital. Essa transição, além de competências técnicas relacionadas às novas tecnologias, requer também criatividade, pensamento crítico, desenvoltura e capacidade de trabalhar em equipe, com foco em soluções.
Amplo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE/2015) também sinaliza necessidade de formação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação regular e na formação para o trabalho. Para a OCDE, investir em competências socioemocionais, especialmente entre a população economicamente vulnerável e durante a primeira infância, é uma das melhores formas de reduzir a desigualdade socioeconômica e aumentar a produtividade. Na vida adulta, essa abordagem é essencial, sobretudo porque o domínio, pelo trabalhador, de habilidades dessa natureza tem sido considerado fundamental para o ingresso e a permanência no mundo do trabalho, ou, ainda, para a ascensão profissional do trabalhador de qualquer área.
Nessa perspectiva, o Senac desenvolveu a Trilha de Desenvolvimento Socioemocional, composta pelos cursos de aperfeiçoamento de Criatividade, Comunicação, Colaboração, Pensamento Crítico e Atitude Sustentável. Os cursos da Trilha são parte do esforço da Instituição em desenvolver programações alinhadas às demandas do mundo do trabalho , para que os profissionais, além de dominarem as competências inerentes aos perfis das ocupações, sejam capazes de agir com sucesso em ambientes de incerteza, demonstrar valores de convivência social e forte domínio de habilidades socioemocionais.
Esse é o caso da criatividade, que corresponde à habilidade de produzir ideias novas, de pensar além do que é comum, estabelecendo diferentes relações entre eventos, fenômenos, situações e objetos. Relaciona-se à capacidade de encontrar soluções para os problemas, descobrir maneiras diferentes de fazer uma mesma coisa, inventar
novos usos para algo já existente. Expressa o modo de pensar e agir de forma inovadora, com iniciativa e autonomia na proposição de novos empreendimentos. Engloba os pensamentos divergente e convergente, a flexibilidade intelectual, a curiosidade e a imaginação. Consideram-se pensamentos divergente e convergente a capacidade de gerar uma diversidade de ideias e selecionar as melhores opções para a busca de soluções inovadoras3 . Trata-se de ser capaz de desenvolver a criatividade e reconhecer fontes de inspiração, ferramentas para criação de ideias e processos criativos. Envolve a ruptura de estereótipos, a saída do lugar comum e a abertura a novas experiências.
Dessa forma, justifica-se a importância deste curso.