Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Ensino Médio Completo ou, no caso de magistério, estar cursando o ensino médio.
Escolaridade EJA: Ensino Médio Completo.
Requisito/Conhecimento específico: Não há.
Este curso tem por objetivo aprimorar o desempenho do profissional que atua direta ou indiretamente na área da educação dentro da perspectiva da educação inclusiva como parte integrante dos direitos humanos, possibilitando, desta forma, conhecimentos sobre a diversidade humana, os tipos de deficiência, as formas, práticas e estratégias pedagógicas adaptadas, que atendam às necessidades de todos os alunos, permitindo seu aprendizado e criando um ambiente integrador e inclusivo.
É destinado a profissionais da área da educação.
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Quanto a Santa Catarina, segundo os dados do Censo de 2010 do IBGE as pessoas com deficiência representam 21,31% da população do Estado.
A legislação brasileira garante direitos à pessoa com deficiência desde a Constituição Federal de 1988. A Lei mais atual é a de nº13.146/15 e prevê a igualdade de direitos e não discriminação no que tange a educação e assegura um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, reforçando o aprendizado ao longo de toda a vida. Para tanto, é necessário criar estratégias que oportunizem a equiparação de oportunidades e acesso às informações de forma a intervir propositivamente nas necessidades educacionais dos alunos, considerando suas características individuais.
A Inclusão na educação gera necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais da área educacional dos diferentes níveis, possibilitando o desenvolvimento de práticas educativas que atendam às demandas específicas da educação para o aprendizado dos alunos, criando assim ambientes inclusivos e oportunidades de acesso ao saber.