Requisitos de acesso:
Idade indicada: 13 a 17 anos.
Escolaridade: Estar cursando, no mínimo, 8º ano do ensino fundamental.
Escolaridade caso EJA: Ter sido aprovado em Língua Portuguesa.
Conhecimento e/ou experiência prévia: não há.
Este curso tem por objetivo apresentar aos jovens, questões fundamentais do mundo do trabalho, considerando aspectos de criatividade que permitam identificação das possibilidades de atuação profissional e o autoconhecimento de talentos pessoais e profissionais.
É destinado a jovens do ensino regular.
Despertar no estudante o interesse pelo mundo do trabalho, levando em conta suas motivações, é um compromisso de todos educadores. Uma escolha assertiva frente à carreira que deseja seguir requer do jovem o reconhecimento de suas habilidades pessoais e possibilidades de atuação no mundo do trabalho. Os conhecimentos aprendidos na escola precisam estabelecer relações com sua vida, experiências e emoções, para construírem sentido e significado. De acordo com o Decreto nº 6.094/07, é preciso concretizar ações que busquem a melhoria de qualidade da educação básica, como nos incisos:
XXIV - integrar os programas da área da educação com os de outras áreas como saúde, esporte, assistência social, cultura, dentre outras, com vista ao fortalecimento da identidade do educando com sua escola.
XXVII - firmar parcerias externas à comunidade escolar, visando a melhoria da infraestrutura da escola ou a promoção de projetos socioculturais e ações educativas.
Por meio de uma formação sobre as demandas pessoais e do mundo do trabalho busca-se um currículo significativo, colocando o aluno como protagonista de sua aprendizagem, diversificando metodologias e ferramentas, utilizando tecnologia de comunicação e informação, espera-se que o jovem conecte sua identidade pessoal e social a seu projeto de vida.