Idade mínima: 16 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade: ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados
O Técnico em qualidade é o profissional que elabora manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos de qualidade das empresas. Registra o controle da qualidade, em formulários específicos e indicadores de acordo com as normas e padrões preestabelecidos. Realiza a elaboração e execução da auditoria interna da qualidade e acompanha a auditoria externa. Divulga os procedimentos da qualidade e propõe ações de informação e formação específica. Identifica não-conformidades em produtos e processos, suas possíveis causas e ações corretivas e preventivas utilizando metodologias e ferramentas da qualidade. Capacita as equipes de trabalho das empresas para a disseminação da cultura da qualidade e excelência.
O profissional da qualidade poderá atuar no comércio em geral, serviços, indústrias, estabelecimentos públicos, privados ou do terceiro setor, escritórios de consultoria e auditoria e até mesmo como autônomo. Também atua em departamentos de recursos humanos, logística, contabilidade, planejamento estratégico, tecnologia da informação e sustentabilidade.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é ¿gerir¿, e pertence ao segmento de gestão.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Qualidade:
- Utilizar metodologias e ferramentas da qualidade nas organizações.
- Mapear processos da organização.
- Criar e acompanhar o desenvolvimento de indicadores.
- Assessorar na Implementação do sistema de gestão da qualidade.
- Elaborar e controlar a documentação do sistema de gestão da qualidade.
- Monitorar e controlar os riscos dos processos de gestão.
- Auxiliar em processos de auditorias de gestão da qualidade.
- Propor melhorias do sistema de gestão da qualidade.
- Auxiliar a implementação e manutenção de modelos e sistemas de gestão.
- Atuar na rastreabilidade e confiabilidade do processo de metrologia.