Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Cursando o Ensino Médio.
Escolaridade EJA: Cursando o Ensino Médio.
Conhecimento ou experiência prévia: não há.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Técnico em nutrição e dietética é um profissional habilitado para a promoção, manutenção e recuperação da saúde humana, por meio de ações relacionadas à alimentação e à nutrição. Desenvolve atividades relacionadas à educação alimentar de indivíduos e comunidades, para prevenção e controle de carências nutricionais, doenças crônicas não transmissíveis e doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA). Realiza o monitoramento de dietas, sob prescrição do nutricionista, além do acompanhamento e da orientação dos processos produtivos de alimentos, refeições e fórmulas. Aplica normas de controle higiênico-sanitário e de segurança do trabalho na produção de refeições e no comércio de alimentos. Trabalha também na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos alimentícios e na elaboração de cardápios e documentos técnicos. Além disso, coleta dados e produz estudos das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades.
Atua em diferentes segmentos, sob orientação e supervisão do nutricionista, relacionando-se com pequenos produtores de alimentos, fornecedores, pacientes/clientes e equipes da saúde, da indústria, do comércio de alimentos e da cozinha. Executa atividades em extensões rurais, unidades de alimentação e nutrição (UAN), comércio varejista de alimentos (supermercados, delicatessens e padarias, entre outros), indústrias de alimentos, hospitais, clínicas, lactários, bancos de leite humano, instituições de longa permanência e similares, bem como no âmbito de programas institucionais públicos e privados de saúde coletiva.
O profissional técnico em nutrição e dietética habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico ambiente e saúde, cuja natureza é ¿produzir alimentos¿, e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil o exercício profissional é regulamentado pelas resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas - CFN nº 333/2004, alterada pela CFN nº 389/2006, que institui o código de ética para a atuação do Técnico em Nutrição e Dietética, CFN nº 604/2018, que determina a obrigatoriedade de inscrição nos Conselhos Regionais de Nutricionistas - CRNs e CFN nº 605/2018, que define as atribuições desse profissional.
- Realizar atividades de orientação nutricional para a população sadia, nos diferentes estágios dos ciclos da vida.
- Auxiliar no planejamento e na execução de programas públicos de educação alimentar e nutricional.
- Acompanhar e orientar o controle de qualidade em unidades de alimentação e nutrição e no comércio varejista de alimentos.
- Acompanhar e orientar os procedimentos de pré-preparo e preparo de alimentos.
- Acompanhar e orientar os procedimentos aplicados a preparações gastronômicas.
- Acompanhar e orientar os procedimentos de utilização de alimentos e bebidas industrializados.
- Acompanhar e orientar os processos produtivos de refeições.
- Acompanhar e orientar as atividades de preparo e distribuição de alimentos para eventos e comércio varejista.
- Auxiliar na coordenação e no treinamento de equipes de trabalho.
- Realizar atividades de acompanhamento do atendimento humanizado e dos processos de controle de contaminação em ambiente hospitalar ou clínico.
- Acompanhar e orientar a execução de preparações dietéticas para indivíduos nos diferentes estágios dos ciclos da vida.
- Acompanhar e orientar a produção e distribuição de dietas em ambiente hospitalar ou clínico.
- Auxiliar no desenvolvimento de produtos alimentícios e nas correspondentes estratégias de comercialização.
Àquele que concluir com aprovação todas as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Nutrição e Dietética, com validade nacional.