Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Cursando o Ensino Médio.
Escolaridade EJA: Cursando o Ensino Médio.
Conhecimento ou experiência prévia: não há.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Técnico em Farmácia participa, sob a orientação e supervisão do farmacêutico, na dispensação de medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e materiais médico-hospitalares, na comercialização de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes, suplementos alimentares e produtos para saúde, bem como contribui com os procedimentos relacionados aos serviços farmacêuticos. Auxilia nos processos de manipulação, produção, controle de qualidade, armazenamento, distribuição. Além disso, colabora com controle de estoque e as rotinas administrativas dos estabelecimentos e participa de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, buscando a assistência humanizada.
Esse profissional atua, nos setores público e privado, em drogarias (farmácia sem manipulação), unidades básicas de saúde, farmácias com manipulações alopáticas e homeopáticas, hospitais, clínicas, distribuidoras de produtos e insumos farmacêuticos e em indústrias farmacêuticas e cosméticas.
Exerce suas atividades em conformidade com a legislação vigente, normas técnicas e regulamentadoras de saúde e com os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do estabelecimento, colaborando e interagindo com equipes multidisciplinares. Pode atuar como contratado pelo regime celetista, como funcionário público e, autonomamente, como pessoa física ou jurídica.
O profissional Técnico em Farmácia, habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, e pertence ao segmento de Saúde.
A seguir estão as competências de compõem o perfil do Técnico em Farmácia.
- Auxiliar no fornecimento de medicamentos em farmácias.
- Auxiliar na orientação do uso racional de medicamentos em farmácias.
- Auxiliar na orientação para o uso de cosméticos, suplementos alimentares, produtos de higiene pessoal, perfumaria e produtos para saúde em farmácias.
- Auxiliar na comercialização de produtos em farmácias.
- Auxiliar no fornecimento de medicamentos e produtos para saúde em unidades de dispensação do SUS.
- Auxiliar no fornecimento de medicamentos e produtos para saúde em hospitais e clínicas.
- Realizar o controle e a manutenção do estoque de insumos, medicamentos, cosméticos e produtos para saúde.
- Auxiliar na realização de ações de educação em saúde na área farmacêutica.
- Realizar operações farmacotécnicas na manipulação e produção de medicamentos alopáticos e cosméticos na forma líquida.
- Realizar operações farmacotécnicas na manipulação e produção de medicamentos alopáticos e cosméticos na forma semissólida.
- Realizar operações farmacotécnicas na manipulação e produção de medicamentos alopáticos e cosméticos na forma sólida.
- Realizar operações farmacotécnicas na manipulação de medicamentos homeopáticos.
- Realizar controle de qualidade em insumos, embalagens e produtos acabados.
Àquele que concluir com aprovação todas as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Farmácia, com validade nacional.