Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 15 anos completos
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental completo ou estar cursando a partir do 5º (ou 4ª série).
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
Escolaridade Mínima PRONATEC: Ensino Médio Completo
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
Conhecimentos Prévios: Conhecimento em Informática ¿ Nível usuário em Editor de Texto e Planilha Eletrônica (Não é obrigatória a comprovação)
O Editor de Projeto Visual Gráfico é o profissional do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design, que edita textos, imagens e figuras. Elabora layout e arte final para folders, catálogos, livros, jornais, revistas e demais materiais destinados à reprodução em meio impresso, utilizando softwares de computação gráfica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Atua como autônomo e/ou em empresas da área gráfica ou de outros segmentos, como agências de comunicação, publicidade e empresas de eventos. Organização, sensibilidade e criatividade são valores e atitudes imprescindíveis para a atuação desse profissional.
BANKS, Adam e FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Senac, 2010.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Algumas unidades curriculares deverão ser trabalhadas simultaneamente ou em sequência, em virtude das especificidades do curso:
Unidade Curricular Iniciação ao Mundo do Trabalho
Sugere-se que esta unidade curricular seja trabalhada concomitantemente às demais unidades curriculares, desde que inicie no primeiro dia de aula, em que será apresentada a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão, buscando o princípio da contextualização.
Unidade Curricular Projeto gráfico: planejamento, editoração e finalização
Esta unidade curricular abrange todas as etapas do processo de trabalho do Editor Gráfico. Por este motivo, deverá ser trabalhada concomitantemente com as unidades curriculares que desenvolvem competências técnicas específicas para a realização das principais etapas do trabalho deste profissional. São elas: Arte-finalização; Ferramentas parta tratamento de imagens e Editoração Eletrônica.
Recomenda-se utilizar o software Adobe Indesign na Unidade Curricular Editoração Eletrônica e o software Illustrator na Unidade Curricular Arte-finalização. Caso seja feita a opção por utilizar outro software em função da realidade local da unidade, o orientador deverá fazer, no mínimo, uma apresentação dos referidos softwares recomendados, enfocando as diferenças com o software escolhido para a Unidade Curricular.
Sugere-se ainda utilizar em todas as unidades curriculares deste curso, referências iconográficas, imagens e exibição de vídeos para auxiliar no desenvolvimento das atividades propostas, provocando a percepção do aluno ao trabalhar os saberes das competências, realizando ao final de cada proposta análise estética dos resultados, aproximando a teoria da prática.
Recomenda-se também o estudo de cases em projetos visuais gráficos, reconhecidos local e/ou nacionalmente, para que o aluno tenha uma visão geral a respeito das tendências e das possibilidades de elaboração de projetos nesse sentido.
As unidades curriculares devem ser trabalhadas na relação entre as noções teóricas com a vivência no ambiente de trabalho, portanto há a necessidade de realizar participativamente o planejamento das aulas de modo que os alunos possam vivenciar e desenvolver uma análise crítica de sua futura ocupação.
Recomenda-se convidar profissionais que atuam em áreas correlatas ao ambiente gráfico para falar das ocupações nas atividades relacionadas à área e das demais possibilidades do Itinerário Profissional/Formativo.
Recomenda-se fazer visitas técnicas em empresas do segmento para que o aluno possa vivenciar as competências desenvolvidas em sala de aula.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular do plano, especialmente a importância da Unidade Curricular Iniciação ao mundo do trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de Ensino e Aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Editor de Projeto Visual gráfico
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática climatizado, contendo: 01 computador por aluno com conexão a internet.
Softwares específicos instalados: Windows 8, Adobe® Creative Suite® 6 Master Collection, CorelDRAW X5 e/ou outros que atendam a demanda do mercado local.
Impressoras Adobe PostScript®: PostScript Level 2 ou PostScript 3¿
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
Sala climatizada para montagem de layout e bonecos de impressão:
01 mesa para montagem de layout com tampo de madeira e estrutura em metal (medida aproximada: 2 m X 3m)
03 bases de corte A1 (60 cm X 90 cm)
01 Mesa de Luz profissional (medida aproximada: 100x80), com área iluminada de no mínimo 80x60cm, com regulagem de altura variável de 75cm à 105cm e inclinação do tampo de 0 à 70 graus. A mesa de luz deve ter acionamento de altura e inclinação através de alavancas de pressão e possuir capacidade para no mínimo 04 lâmpadas fluorescentes de 20W com reator bivolt, protegidas por um tampo de acrílico branco leitoso e com vidro na parte superior.
05 réguas de aço de 60 cm
10 tubos de cola spray de no mínimo 250 ml cada
05 Estiletes para lâmina de 18 mm
5 pacotes de lâmina de 18 mm
50 pranchas de papel (foan) mousse (medida aproximada da prancha: 60 cm X 90 cm)
25 blocos com 50 folhas de papel A3 manteiga (1 por aluno)
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Iniciação ao mundo do trabalho
Referências básicas
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac, 2011.
Referências complementares
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manole, 2012.
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Ferramentas para tratamento de imagens
Referências básicas
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Protoshop CS5. 1 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
ANDRADE, Maria Angela Serafim de. CorelDRAW X5. 1 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
Referência complementar
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Editoração Eletrônica
Referência básica
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Indesign CS5. 1. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2011.
Referência complementar
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Arte-finalização
Referência básica
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Illustrator CS5. 1 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2011.
ANDRADE, Maria Angela Serafim de. CorelDRAW X5. 1 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
Referência complementar
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Projeto gráfico: planejamento, editoração e finalização
Referências básicas
BANKS, Adam e FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Senac, 2010.
Referências complementares
COLLARO, Antonio Celso. Produção Gráfica. São Paulo: Editora Pearson Brasil, 2011.
GORDON, Bob e GORDON, Maggie. O essencial do design gráfico. Trad.: Ilka Maria de Oliveira Santi. São Paulo: Senac, 2012.
NIEMEYER, Lucy. Tipografia ¿ Uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2010.
SHAUGHNESSY, Adrian. Como ser um design gráfico sem vender sua alma. Trad.: Renata Lucia Bottini. São Paulo: Senac, 2010.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Graduados nas áreas de Design Gráfico, Artes Visuais e/ou Tecnologias da Informação, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Técnicos de Nível Médio nas áreas de produção, design, artes visuais e/ou editoração gráfica preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Profissionais atuantes nas áreas de produção, design, artes visuais e/ou editoração gráfica preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.