Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 18 anos completos
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Vitrinista é o profissional do eixo Produção Cultural e Design que planeja, cria e realiza projetos de vitrine, aplicando noções de luz, cor, textura, proporção, equilíbrio e percepção, a partir das necessidades do lojista e do consumidor. Um profissional que pode executar o seu trabalho em parceria com estilistas, modelistas, publicitários, empresários de eventos e do comércio de varejo. Pode atuar como autônomo ou como contratado, em lojas do varejo, agências de comunicação, empresas de eventos e empresas de comunicação visual.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 02 lápis preto (2B + 6B)
b) 01 Lapiseira 0,5 (deve acompanhar 01 caixa de grafite 2B)
c) 01 borracha plástica para desenho
d) 01 Escalímetro triangular de precisão, laterais coloridas e com no mínimo as seguintes escalas: Esc 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125
e) 01 régua em acrílico transparente com 30 cm
f) 02 Canetas nanquim, descartáveis, na cor preta: 0,3 + 0,5
g) 01 tubo de cola escolar branca com 40 g
h) 01 Esquadro em acrílico transparente de 45°
i) 01 Esquadro em acrílico transparente de 30°/60°
j) 01 Caixa de lápis-de-cor (24 cores)
k) 01 Pasta catálogo para portfolio A3. Confeccionada em papel cartão de alta resistência, revestido em plástico azul ou preto interna e externamente. Deve acompanhar 20 folhas/bolsas plásticas transparente para acondicionamento de folhas A3.
l) 01 Pasta catálogo para portfolio A4. Confeccionada em papel cartão de alta resistência, revestido em plástico azul ou preto interna e externamente. Deve acompanhar 20 folhas/bolsas plásticas transparente para acondicionamento de folhas A4
m) 01 trena com 5 m de comprimento e largura da fita entre 10 mm e 19 mm. Fita em aço temperado com g raduação em milímetros e polegadas. Corpo em plástico ABS. Trava para fixar a fita métrica, freio e cinta para facilitar o transporte
n) 01 tesoura para uso geral em inox ou aço forjado
o) 01 compasso modelo simples para grafite ou ponta-seca. Deve acompanhar grafite para reposição e agulha especial. Abertura mínima: 42 cm
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os itens a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k e l. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs.: É descrito acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências. Caso seja necessária a realização de mais atividades o aluno terá que adquirir materiais conforme a nova demanda.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
BANKS, Adam e FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Senac, 2010.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional. Algumas unidades curriculares têm especificidades tais como:
Unidade Curricular Iniciação ao Mundo do Trabalho
Sugere-se que esta unidade curricular seja trabalhada concomitantemente às demais unidades curriculares, desde que inicie no primeiro dia de aula, em que serão apresentados a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão.
Unidade Curricular Projeto e Produção de Vitrines
Sugere-se que o projeto de vitrines seja realizado considerando-se uma loja real, e que os alunos realizem pesquisa de campo e projetem soluções para o espaço efetivo do projeto. Recomenda-se que esta unidade curricular integre os conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo das seguintes unidades curriculares: Representação gráfica de vitrines e Comunicação visual no vitrinismo
Sugere-se ainda utilizar em todas as unidades curriculares deste curso, referências iconográficas, imagens e exibição de vídeos para auxiliar no desenvolvimento das atividades propostas, provocando a percepção do aluno ao trabalhar os saberes das competências, realizando ao final de cada proposta análise estética dos resultados, aproximando a teoria da prática.
Recomenda-se também o estudo de cases em vitrinismo, reconhecidos local e/ou nacionalmente, para que o aluno tenha uma visão geral a respeito das tendências e das possibilidades de elaboração de projetos nesse sentido.
As unidades curriculares devem ser trabalhadas na relação entre as noções teóricas com a vivência no ambiente de trabalho, portanto há a necessidade de realizar participativamente o planejamento das aulas de modo que os alunos possam vivenciar e desenvolver uma análise crítica de sua futura ocupação.
Recomenda-se convidar profissionais que atuam em áreas correlatas ao ambiente de vitrinismo e/ou visual merchandising para falar das ocupações nas atividades relacionadas à área e das demais possibilidades do Itinerário Profissional/Formativo.
Recomenda-se fazer visitas técnicas a lojas do varejo que sejam referência em elaboração de vitrines, para que o aluno possa vivenciar as competências desenvolvidas em sala de aula.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as unidades curriculares que compõem a organização curricular do plano, especialmente a importância da unidade curricular Iniciação ao mundo do trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Vitrinista.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
Sala de aula convencional.
Laboratório de desenho:
Para executar o curso é necessário atender à padronização de equipamentos, área física e mobiliário, que constam na intranet
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Produção Cultural e design/Laboratório de Desenho
Importante: Para orientações de adequação dos laboratórios, consultar o responsável pelo Eixo Tecnológico na DEP/DR.
Materiais para o Orientador:
02 lápis preto (2B + 6B)
01 Lapiseira 0,5 (deve acompanhar 01 caixa de grafite 2B)
02 Canetas nanquim, descartáveis, na cor preta: 0.3 + 0,5
01 Escalímetro triangular de precisão, laterais coloridas e com no mínimo as seguintes escalas: Esc 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125
01 régua em acrílico transparente com 30 cm
01 Esquadro em acrílico transparente de 45°
01 Esquadro em acrílico transparente de 30°/60°
01 Caixa de lápis-de-cor (24 cores)
01 trena com 5 m de comprimento e largura da fita entre 10 mm e 19 mm. Fita em aço temperado com g raduação em milímetros e polegadas. Corpo em plástico ABS. Trava para fixar a fita métrica, freio e cinta para facilitar o transporte.
Materiais de consumo:
Uso coletivo:
02 pacotes de 500 folhas sulfite branca A4 90gr
500 folhas de papel layout A3. Gramatura: 180 g.
folhas de papel Desenho A3. Gramatura: 200 g.
REFERÊNCIAS
UNIDADE CURRICULAR: Iniciação ao Mundo do Trabalho
Referência básica
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac, 2011.
Referências complementares
BALASSIANO, Moisévs; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manole, 2012.
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Representação Gráfica de Vitrines
Referência básica
BANKS, Adam e FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Senac, 2010.
Referências complementares
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Editora, 2007.
MONTENEGRO, Gildo A. Desenho de projetos. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2007.
PARRAMON. Fundamentos do desenho artístico. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Comunicação Visual no Vitrinismo
Referência básica
BERGSTROM, Bo. Fundamentos da comunicação visual. Trad.: Rogerio Betoni. São Paulo: Rosari, 2009.
Referências complementares
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2006.
COBRA, Marcos. Marketing & Moda. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Projeto e Produção de Vitrines
Referência básica
LOURENÇO, Fátima e SAM, José Oliveira. Vitrina. Veículo de comunicação e venda. São Paulo: SENAC, 2011.
Referências complementares
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: construção de encenações. São Paulo: Senac São Paulo/Educ, 2007.
DEMETRESCO, Sylvia e MAIER, Huguette (Org.). Vitrinas entre_vistas. São Paulo: SENAC, 2004.
GUIDÉ, Gwenola, HERVÉ, Dominique e SACKRIDER, Françoise. Entre vitrinas. Distribuição e visual merchandising na moda. Trad.: Ana Luiza Ramazzina. São Paulo: SENAC, 2009.
SITES ESPECÍFICOS:
USEFASHION: <www.usefashion.com.br>. Acesso: em 03 Abr. 2013.
BASSO, Cristiani Tercia Rosseto. Gestão do visual de loja: sua loja planejada para vender melhor: manual do participante. Brasília: SEBRAE: 2008. 107 p. Varejo Fácil Programa de Capacitação Empresarial a Distância (SEBRAE). Disponível em: <http://arquivos.iea.org.br/sebrae_ sc/varejofacil/pdf/varejo_facil_gestao_do_visual_de_loja.pdf> Acesso em: 12 mar. 2012
Outras referências: revistas especializadas em moda, tais como Vogue, Elle, publicação UseFashion, etc.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Graduados na área de Arquitetura, Design de Interiores e/ou Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em vitrinismo e/ou visual merchandising.
Graduados na área de Gestão e/ou Administração e/ou RH, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de visual merchandising e/ou varejo.
Técnicos de Nível Médio na área de Design de Interiores, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em vitrinismo e/ou visual merchandising.
Profissionais atuantes na área de vitrinismo e/ou visual merchandising, com reconhecida experiência de mercado e com no mínimo 5 anos de atuação na área.