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Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

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O curso superior de Tecnologia em Gastronomia tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, operacionalizar, implementar e gerir empreendimentos gastronômicos, considerando os diferentes segmentos do contexto em que está inserido.
O Tecnólogo em Gastronomia, ao final do curso, apresenta as seguintes competências:- Aplica as bases e técnicas da gastronomia, executando e controlando os processos conforme as normas de higiene e segurança alimentar, nas produções gastronômicas.- Planeja, elabora e executa diferentes tipos de cardápios, observando a sazonalidade, regionalidade e características nutricionais dos gêneros alimentícios, respeitando as diversidades culturais gastronômicas e as necessidades especiais dos comensais.- Coordena equipes, estabelecendo e mantendo um clima organizacional propício ao ambiente de trabalho.- Atua de forma ética, autônoma e pró ativa, com responsabilidade socioambiental e respeitando a diversidade sociocultural.- Demonstra visão sistêmica na organização dos processos que envolvem os segmentos da gastronomia. - Trabalha em equipe, interagindo em situações diversas, para atingir os objetivos propostos.
Critério de Seleção: Processo Seletivo.Pré-requisito: Ensino Médio completo ou equivalente.

Unidades com matrículas abertas

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  • Concórdia - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 10/02/2025
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária1950h
      • Área de AtuaçãoTurismo, Hospitalidade e Lazer

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Dados Oficiais (Atualizado em 23/11/2022)

  • Informações de oferta
    • Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo
      Faculdade Senac Blumenau (Portaria MEC nº 718, de 20/07/2016)
      Fábio Peçanha Ricci
      Lucélia Lopes Hartmann

      Caroline Dix Reinert
      Portaria MEC de Reconhecimento nº 246, de 30/06/2016
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Joinville (Resolução DR nº 26/18, de 27/08/2018)
      Ronaldo Ribeiro
      Cláudia R. de Andrade

      Bruna Fernanda Rieper
      Portaria de Autorização DR nº 006, de 24/09/2018
      Faculdade Senac Concórdia (Portaria MEC nº 1320, de 18/11/2016)
      Rubens Mascelani Filho
      Dian Carla Bombazaro

      Claides Camargo
      Portaria de Autorização DR nº 03/17, de 25/09/2017
      Faculdade Senac Criciúma (Portaria MEC nº 660, de 12/07/2018)
      Paulo Wienhage
      Mariana Recco Cancellier

      Ana Paula Lodetti Bernardo
      Portaria de Autorização DR nº 03/19, de 30/08/2019

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  • Avaliação da Aprendizagem
    • Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem

    •       A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

    •      O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.

          Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem. 

           A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.

           Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.

            Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.

            O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.

  • Apoio ao aluno
    • O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.

      O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: 

      a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.

      b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.

      c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.

      d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.

      e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.

      f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.

      g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.

      O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.



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