Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Unidades com matrículas abertas
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- Chapecó - Faculdade
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MATUTINO - Início em 05/02/2024
segundas, terças, quartas, quintas e sextas*1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.NOTURNO - Início em 05/02/2024
segundas, terças, quartas, quintas e sextas*1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.- Carga Horária1700h
- Área de AtuaçãoGestão e Negócios
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- Criciúma - Faculdade
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NOTURNO - Início em 19/02/2024
segundas, terças, quartas, quintas e sextas*1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.- Carga Horária1700h
- Área de AtuaçãoGestão e Negócios
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- Florianópolis - Faculdade
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NOTURNO - Início em 04/03/2024
segundas, terças, quartas, quintas e sextas*1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.- Carga Horária1700h
- Área de AtuaçãoGestão e Negócios
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- Jaraguá do Sul - Faculdade
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NOTURNO - Início em 05/02/2024
segundas, terças, quartas, quintas e sextas*1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.- Carga Horária1700h
- Área de AtuaçãoGestão e Negócios
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- Rio do Sul - Faculdade
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NOTURNO - Início em 19/02/2024
segundas, terças, quartas, quintas e sextas*1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.- Carga Horária1700h
- Área de AtuaçãoGestão e Negócios
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Dados Oficiais (Atualizado em 17/11/2022)
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Informações de oferta
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Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo Faculdade Senac Blumenau (Portaria MEC nº 718, de 20/07/2016) Fábio Peçanha Ricci Lucélia Lopes Hartmann Caroline Dix Reinert Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 268 de 03/04/2017 Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Brusque (Resolução DR nº 15/15,de 28/09/2015) Fabiano Battisti Archer Lucimar Vieira Nass Simone dos Santos Bittencourt Portaria nº 349 de 27/10/2020 Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Rio do Sul (Resolução DR nº 20/15, de 28/09/2015) Daiane Cristina De Borba Sueli Petris Tambosi Eliete Sander Troupos Portaria nº 208 de 25/06/2020 Faculdade Senac Caçador (Portaria MEC nº 338 de 10/03/2017) Marcio Pires de Camargo Liz Barbara Borghetti Priscila da Silva Cavalet Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 268 de 03/04/2017 Faculdade Senac Caçador / Unidade Vinculada Senac Porto União (Resolução DR nº 19/15, de 28/09/2015)
Marcio Zancanaro
Barbara Irina Correia Sandra Schepanski Pavan
Portaria nº 244 de 16/03/2021
Faculdade Senac Caçador / Unidade Vinculada Senac Videira (Resolução DR nº 22/15, de 28/09/2015) Liz Barbara Borghetti Aline Sartorel Monica Cenci Portaria nº 349, de 27/10/2020 Faculdade Senac Chapecó ( Portaria MEC de Recredenciamento nº 511, de 19 de julho de 2022) Silvana Marcon
Janyne Farias
Tatiana Rossi Avila
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 704, de 18/12/2013 Faculdade Senac Concórdia (Portaria MEC nº 1.320 de 17/11/2016) Rubens Mascelani Filho Jairo Roberto Fachi
Claides Camargo
Portaria nº 349 de 27/10/2020 Faculdade Senac Criciúma (Portaria MEC nº 660 de 12/07/2018) Paulo Wienhage Mariana Recco Cancellier Ana Paula Lodetti Bernardo Portaria MEC de Reconhecimento nº 857 de 04/08/2017 Faculdade Senac Florianópolis (Portaria MEC nº 904 de 06/09/2018) Jose Carlos Vieira Thais Hoffman Arnoni Andrea Simone Zunino Fornerolli Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 208 de 25/06/2020 Faculdade Senac Florianópolis / Unidade Vinculada Senac Lages (Resolução DR nº 17/15, de 28/09/2015) Eliane Santana Liz Souza Cleveonei da Silva Cristiane Ferreira de Lima Portaria DR nº 009, de 20/11/2015 Faculdade Senac Jaraguá do Sul (Portaria MEC Nº 250, de 18/04/2016) Mauricio Anisio Ferreira Daihene Tais Cole Franciele Zaffari Portaria nº 327, de 07/04/2021 Faculdade Senac Tubarão (Portaria MEC nº 1273 de 29/11/2018) Marisa Martini Renato Justino Borges Fernanda Tomé de Moraes Portaria nº 208 de 25/06/2020 Faculdade Senac Palhoça (Portaria MEC de Recredenciamento nº 323, de 25 de maio 2021) Antonio Navalho Filho
Francine dos Santos Correa da Silva
Cristina Volante
BorgesPortaria nº 586 de 14/06/2021 Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Joinville ( Resolução DR nº 26/18 de 27/08/2018) Ronaldo Ribeiro
Cláudia R. de Andrade
Bruna Fernanda Rieper Portaria de Autorização nº 004, de 27/08/2018 Faculdade Senac São Miguel do Oeste (Portaria MEC nº 1447 de 12/12/2016) Silvana Marcon
Geisibel Kappes Brescansin
Ricardo Perin Parecer SENAC nº 09 de 24/09/2018)
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Avaliação da Aprendizagem
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Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem
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A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.
O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.
Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem.
A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.
Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.
Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.
O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.
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Apoio ao aluno
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O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.
O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno:
a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.
b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.
c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.
d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.
e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.
f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.
g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.
O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.
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Normas e Regulamentos
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As Normas, regulamentos e Manual do aluno podem ser acessados na Área do aluno.
- Biblioteca
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