Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu

Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar e aplicar planos de tratamento estético articulando conhecimentos cosméticos, recursos manuais, eletroterápicos e de visagismo - específicos da estética, proporcionando harmonia estética, bem estar, saúde e beleza.
O Tecnólogo em Estética e Cosmética apresenta as seguintes competências:- Avalia esteticamente considerando características morfofisiológicas para identificar distúrbios estéticos no indivíduo.- Cria imagem pessoal, considerando as características físicas, visando revelar as qualidades interiores do cliente.- Analisa bases e princípios ativos dos produtos cosméticos, identificando suas propriedades e características de funcionalidade.- Seleciona cosméticos de acordo com a necessidade do indivíduo e conforme a finalidade do tratamento estético proposto.- Elabora e aplica plano de tratamento estético individualizado, utilizando-se de recursos manuais, cosméticos e eletroterápicos (específicos da estética) respeitando as normas de biossegurança e segurança no trabalho.- Conhece a ciência da nutrição e sua aplicabilidade na nutrição estética.- Avalia a eficácia dos tratamentos em estética.- Atua de forma ética, autônoma e pró ativa, com responsabilidade socioambiental, respeitando a diversidade sociocultural.- Trabalha em equipe, interagindo em situações diversas, para atingir os objetivos propostos.- Demonstra visão sistêmica na organização dos processos que envolvem a atuação profissional em estética e cosmética.
Critério de Seleção: Processo Seletivo.Pré-requisito: Ensino Médio completo ou equivalente.

Unidades com matrículas abertas

Selecione a unidade para ver as turmas disponíveis e faça o seu registro de interesse.

  • Blumenau - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      MATUTINO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Blumenau - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Brusque - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 10/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 10/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Brusque - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Florianópolis - Faculdade Senac Saúde e Beleza
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Florianópolis - Faculdade Senac Saúde e Beleza

      Registrar interesse ›
  • Rio do Sul - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Rio do Sul - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Tubarão - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Tubarão - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Blumenau - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      MATUTINO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Blumenau - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Brusque - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 10/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 10/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Brusque - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Rio do Sul - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Rio do Sul - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Tubarão - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária2500h
      • Área de AtuaçãoAmbiente e Saúde

      REGISTRO DE INTERESSE para Tubarão - Faculdade

      Registrar interesse ›

Dados Oficiais (Atualizado em 17/06/2019)

  • Informações de oferta
    • Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo
      Faculdade Senac Blumenau (Portaria MEC nº 718, de 20/07/2016)  Fábio Peçanha Ricci Lucélia Lopes Hartmann Caroline Dix Reinert
      Parecer DR nº 040, de 27/08/2015
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Brusque (Resolução DR nº 15/15, de 28/09/2015) Ana Cristina Heil Lucimar V. Nass Simone dos Santos Bittencourt
      Portaria DR nº 001, de 20/11/2015
      Faculdade Senac Florianópolis / Unidade Vinculada Senac Saúde e Beleza (Resolução DR nº 21/15, de 28/09/2015) Silvana Bianchi Pereira Cristina Serratine da Costa Ana Paula Pereira Parecer DR nº 051 de 12/09/2014
      Faculdade Senac Tubarão ( Portaria MEC nº 083, de 30/01/2014) Marisa Martini  Renato Justino Borges
      Fernanda Tomé de Moraes Portaria DR nº 09/16 de 26/09/2016
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Rio do Sul (Resolução DR nº 20/15, de 28/09/2015) Alvacir C.C. Conte
      Eliete Sander Troupos
      Portaria DR nº 01/17 de 27/03/2017

      .

  • Avaliação da Aprendizagem
    • Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem

    •       A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

    •      O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.

          Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem. 

           A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.

           Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.

            Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.

            O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.

  • Apoio ao aluno
    • O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.

      O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: 

      a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.

      b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.

      c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.

      d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.

      e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.

      f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.

      g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.

      O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.



Tem interesse de fazer o curso em uma outra unidade?

Selecione a unidade e registre interesse para ser avisado quando abrir uma turma.

Registrar interesse ›