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Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver atitudes coerentes com as expectativas do mercado; comunicar-se de maneira eficaz por meio das diversas formas de linguagem; posicionar-se adequadamente nas várias situações empresariais e ter conhecimentos que permitam gerenciar com sucesso, negócios nos três setores econômicos (primário, secundário e terciário).
O Tecnólogo em Gestão Comercial apresenta as seguintes competências:- Fundamenta e operacionaliza processos comerciais.- Organiza diversos tipos de negócios comerciais (varejo, atacado, representação).- Desenvolve programas de relacionamento com o cliente a partir da análise do comportamento do consumidor considerando a diversidade étnica do ambiente de negócio.- Define estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo benefício prezando pela qualidade e sustentabilidade ambiental.- Utiliza a pesquisa como instrumento para a gestão.- Articula e decide sobre as vendas em negócios de representação comercial.- Opera, implementa e atualiza sistemas de informações comerciais para otimizar recursos nos processos comerciais.- Demonstra visão sistêmica e estratégica entre marketing, logística e recursos humanos.- Analisa a viabilidade econômica financeira de uma empresa comercial através do gerenciamento de custos e precificação coerente com seu posicionamento no mercado.- Lidera equipes e gerencia conflitos, estabelecendo um clima organizacional propício ao ambiente de trabalho.- Atua de forma ética, autônoma e proativa, com responsabilidade socioambiental, respeitando a diversidade sociocultural.- Trabalha em equipe, interagindo em situações diversas, para atingir os objetivos organizacionais.
Critério de Seleção: Processo Seletivo.Pré-requisito: Ensino Médio completo ou equivalente.

Unidades com matrículas abertas

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  • Florianópolis - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 17/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

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  • Joinville - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 10/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

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  • São Miguel do Oeste - Faculdade
    • MATUTINO - Início em 10/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      NOTURNO - Início em 10/02/2020
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

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Dados Oficiais (Atualizado em 17/06/2019)

  • Informações de oferta
    • Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo
      Faculdade  Senac Florianópolis (Portaria MEC nº 904, de 06/09/2018) Silvana Bianchi Pereira Thais Hoffman Arnoni Cristine dos Santos Teixeira Almeida Portaria nº 935, de 24/08/2017
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Joinville  (Resolução DR nº 26/18, de 27/08/2018)      
      Ronaldo Ribeiro
      Cláudia R. de Andrade
      Bruna Fernanda Rieper
      Portaria  nº 003, de 27/08/2018
      Faculdade Senac Tubarão  (Portaria MEC nº 1273 de 29/11/2018    
      Marisa Martini
      Renato Justino Borges
      Fernanda Tomé de Moraes
      Portaria  nº 014, de 25/04/2013
      Faculdade Senac São Miguel do Oeste  (Portaria MEC nº 1447 de 12/12/2016)      
      Adilson José de Almeida
      Silvia Caneppele
      Ricardo Perin
      Portaria  nº 268, de 03/04/2017

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  • Avaliação da Aprendizagem
    • Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem

    •       A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

    •      O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.

          Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem. 

           A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.

           Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.

            Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.

            O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.

  • Apoio ao aluno
    • O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.

      O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: 

      a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.

      b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.

      c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.

      d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.

      e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.

      f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.

      g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.

      O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.



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