Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o turismo pode fomentar a
economia local. "Nós enxergamos o turismo como uma fonte de negócios, geradora
de emprego e renda para a nossa cidade e para os criciumenses. Criciúma é uma
cidade que não para de crescer, e temos potencial para crescer ainda mais.
Investimos para tirar grandes equipamentos turísticos do papel e teremos mais
equipamentos nos próximos anos”, conforme comentou o prefeito em nota da prefeitura.
"Há 30 anos ninguém falava de turismo em Criciúma. Hoje a cidade detém o maior número de leito de hotéis da região, ocupados por visitantes que chegam até o sul do estado para turismo ou negócios. O governo municipal se apropriou disso e está olhando lá na frente, vendo que há possibilidades de gerar emprego e renda também no turismo”, assegura o presidente da Fecomércio.
Já o diretor regional do Senac SC, a cidade tem muitos pontos fortes que podem impulsionar o turismo. "Nos últimos anos a cidade já vem se desenvolvendo muito no turismo e agora com o plano ela direciona esforços, foca em algumas ações e com isso impulsiona investimentos, canaliza energias das empresas, lideranças, poder público para objetivos de médio e longo prazo”, diz Meneguetti.
Etapas do projeto
O PMT apresenta um diagnóstico e estabelece diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades do turismo no âmbito municipal, com articulação para o desenvolvimento regional. O turismo exige uma discussão ampla sobre o modelo de desenvolvimento para a economia e a sociedade.
Questões como meio ambiente, cidadania, sustentabilidade, inclusão são necessárias na construção deste Plano. E a responsabilidade dessas questões não é exclusiva dos governos, mas também de empresários, profissionais, organizações não governamentais, sindicatos e comunidade organizada que devem participar e se comprometer com os resultados decorrentes dos projetos turísticos.
A proposta foca em quatro etapas de execução e cada uma delas conta com ações estrategicamente adotadas para que seja possível atingir os objetivos do projeto de Lei Municipal, sendo a 1ª Etapa de Diagnóstico; a 2ª de Sensibilização e Mobilização; a 3ª Plano de Ação - Eixos Temáticos e a 4ª Fórum Permanente de Avaliação e Acompanhamento do PMT.