A participação na maratona é exclusiva para alunos do Jovem Programador, sendo totalmente gratuita e realizada de forma online. Os participantes serão desafiados a aplicar conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do programa, demonstrando criatividade, resiliência, habilidade de trabalho em equipe e determinação na resolução de problemas.
Durante o Hackathon, os novos programadores vão receber mentoria de profissionais experientes, atuantes nas empresas patrocinadoras do projeto. As propostas serão avaliadas por especialistas do Senac SC, e as melhores serão submetidas a uma banca de profissionais do mercado em um pitch ao vivo, no dia 16 de dezembro. O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Senac SC.
Das 10 equipes finalistas, três serão premiadas, e os resultados serão anunciados durante o encerramento do Hackathon PJP 2023. Os integrantes de cada equipe vencedora irão receber os prêmios, que incluem um Smartwatch para o primeiro lugar, uma Alexa para o segundo colocado e um Kit Gamer para o terceiro melhor projeto.
"O Hackathon é um catalisador para o desenvolvimento de habilidades práticas. Os participantes têm a chance única de mergulhar em desafios, buscando soluções inovadoras que contribuem para o seu crescimento profissional. Além disso, o evento promove uma valiosa interação entre alunos, mentores e empresas, criando uma rede de aprendizado e colaboração”, destaca Juliano Vieira, coordenador do Programa Jovem Programador.
Andréas Hartmann, presidente do Seprosc, enfatiza a abordagem prática do Hackathon como destaque no evento. "Os desafios são cuidadosamente elaborados por profissionais experientes em diversas áreas. O principal propósito do evento é inspirar os alunos a criarem as melhores soluções para desafios cotidianos, promovendo ideias que têm o potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
As inscrições seguem até 30/11 e o regulamento completo da maratona está disponível em: www.programajovemprogramador.com.br/hackathon.