Durante o primeiro episódio, exibido de forma inédita na noite desta quinta-feira (03), 30 cozinheiros disputaram 16 vagas, entre eles, Maria. Na seletiva, que foi às cegas, os competidores precisaram criar um prato e colocar em uma colher para os jurados provarem. É apenas com esta "amostra” que os chefs precisam sentir tudo o que o prato precisa ter.
Maria elaborou uma Lula Braseada e conquistou o paladar do chef Felipe Bronze, um dos jurados do programa. Com o "sim” do profissional, Maria continua na competição, que ainda emocionou os chefs Claude Troisgros, Manu Ferraz e Manu Buffara com sua história de vida. "Chorei muito, mas foi muito legal. Estou curtindo muito a experiência”, afirmou a docente do Senac.
Ao todo, serão 10 episódios com duas provas serão realizadas em cada programa, com o prato sempre apresentado em colher, como finger food, de forma única. Ao final, o vencedor do reality conquista o prêmio de R$100 mil.
The Taste Brasil é exibido às quintas-feiras, 22h30, no GNT e às sextas-feiras, às 23h15, na Globo.
Quem é Maria Garcia?
Maria do Nascimento Garcia nasceu e cresceu em uma família de colonos, no interior do Acre, onde cozinhava para parentes e trabalhadores que prestavam serviços para seu pai em época de colheita. O local em que residiam era distante da cidade e não havia energia elétrica, então todo o alimento era cultivado no local.
Em 2001, Maria decidiu sair do seu estado e vir para Florianópolis para trabalhar como babá. A mãe das crianças as quais ela cuidava, admirada com seu talento para cozinhar, incentivou-a a fazer disso uma profissão. A recém-chegada sequer sabia o significado do termo gastronomia, mas foi atrás e matriculou-se na faculdade, onde se apaixonou pela arte desde o primeiro dia de aula.
Tornou-se bacharel em 2009, e em 2016 concluiu especialização em Gestão da Qualidade na Gastronomia. Atualmente é professora das disciplinas de cozinha oriental e preparo prévio dos alimentos, técnicas culinárias, cozinha brasileira e cozinha mediterrânea na Faculdade Senac em Florianópolis. Além de fazer parte do grupo de pesquisadores no projeto Kappaphycus alvarezii, uma parceria do Senac SC e a Epagri, que tem o objetivo de pesquisar a alga para uso na gastronomia.
Maria tem em seu currículo o primeiro lugar da etapa catarinense no Festival Enchefs, em 2022 e a medalha de Chef Golden 2024, da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Negócios de Alimentação (Feal) de Santa Catarina, que é oferecida a personalidades que contribuem com serviço e produtos para o mercado da gastronomia brasileira. Ela também é chef executiva do restaurante Jardín Del Mar, na capital catarinense.