- Idade mínima: 18 anos.
- Escolaridade: Ensino Técnico Incompleto, com a obrigatoriedade de apresentar a Certificação do curso Auxiliar de Enfermagem ou o Diploma do Técnico em Enfermagem.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Especialista Técnico em Instrumentação Cirúrgica é o profissional que organiza o processo de trabalho no ambiente cirúrgico, realizando a Instrumentação Cirúrgica e o processamento dos artigos médico-hospitalares. Tem como parâmetros os preceitos da qualidade e da segurança do paciente de acordo com as normas e os procedimentos de biossegurança.
Atua em centro cirúrgico, centro obstétrico, sala de recuperação anestésica, central de material e esterilização de hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica e empresas fornecedoras de instrumentais consignados, procedimentos cirúrgicos de urgência, emergências e eletivos, interagindo com os demais profissionais de saúde.
O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico ambiente e saúde, cuja natureza é ¿cuidar¿, e pertence ao segmento de saúde. No Brasil o exercício profissional é regulamentado pelo Decreto nº 94.406/87 da Lei n° 7.498/86 e pelas Resoluções COFEN nº 214/1998, nº 418/2011 e nº 609/2019.
O Brasil é o país que mais realiza procedimentos cirúrgicos e chegou a registrar mais de 11 milhões de procedimentos cirúrgicos no último ano. Somado a isso, o Ministério da Saúde também publicou o aumento de 31% de registros de procedimentos cirúrgicos eletivos nos últimos cinco anos, quando comparado aos anos anteriores.
A Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica habilita o profissional de Enfermagem a assistir o Cirurgião no ato cirúrgico, assegurar a provisão e o preparo dos instrumentais, processar e esterilizar os materiais especiais e garantir a integridade dos itens após os procedimentos invasivos.
Nesta perspectiva, a oferta do curso amplia o mercado de trabalho para profissionais da área de Enfermagem. A Especialização Técnica de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica é promissora em termos de possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, considerando que o Bloco Cirúrgico (BC) é um setor inserido no contexto hospitalar com alta complexidade operacional e assistencial, oportunizando a demanda por profissionais de Enfermagem, sobretudo os especialistas em Instrumentação Cirúrgica.
A competitividade no mercado de trabalho exige profissionais bem preparados nas dimensões técnica, científica e comportamental. Neste contexto, o instrumentador cirúrgico exerce papel fundamental na área da saúde por colaborar com o menor tempo anestésico cirúrgico e na prevenção de complicações cirúrgicas, resultando em menos tempo de hospitalização do cliente e corroborando para a recuperação no pós-operatório. O curso propicia ao aluno comprometimento com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de contribuição para a sociedade.