Para matrícula no curso o candidato deverá apresentar:
- Idade mínima: 15 anos completos no ato da matrícula.
- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo ou estar cursando a partir do 7º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
Profissional do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, que emprega recursos do Sistema Operacional Windows e dos principais aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e criação de bancos de dados, atuando com pró-atividade, responsabilidade e organização. Além disso, realiza pesquisa e navega na internet, utiliza correio eletrônico e aplica os princípios de segurança da informação. Atua em empresas de diferentes segmentos.
Introdução ao Sistema Operacional, Internet e Segurança da Informação, 70h
Criação e Formatação de Textos, Planilhas e Slides, 77h
Introdução ao Banco de dados Access, 28h
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
As competências serão desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas que envolvam situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Portanto, procuramos sugerir a forma de execução e metodologias necessárias para a formação do profissional:
Introdução ao Sistema Operacional, Internet e Segurança da Informação: Deve ser a primeira unidade a ser trabalhada, pois serve como base para as unidades. Devem-se trabalhar os princípios mais básicos de um sistema operacional como ligar e desligar um computador, iniciar um aplicativo, como manipular arquivos (abrir, fechar, salvar, copiar, mover), conhecer e utilizar periféricos (sugestão trabalhar com pen-drives e câmeras digitais). Recomenda-se trabalhar as ferramentas básica de busca e navegação, recursos de comunicação com e-mails e softwares de mensagens instantâneas, download de arquivos, as redes sociais e serviços oferecidos pela internet. Recomenda-se trabalhar a consciência do usuário com relação aos perigos da internet trabalhando os conceitos de vírus, ferramentas de segurança e backup desenvolvendo uma política de segurança.
Criação e Formatação de Textos, Planilhas e Slides: Recomenda-se começar pelos princípios básicos de digitação, edição e formatação de textos. Recomenda-se ir evoluindo as atividades focadas em atividades práticas como a criação de cartas, ofícios, convites, cartazes, tabelas diversas, etc. Os conhecimentos de planilha eletrônica, por ter um nível de complexidade um pouco maior recomenda-se que seja trabalhado após os conhecimentos de Pesquisa e Comunicação Através da Internet e Criação de Apresentação de Slides. Recomenda-se trabalhar com princípios básicos de formatação de tabelas, evoluindo para ordenação, classificação e filtro de registros e criação de gráficos e por último focando em funções e fórmulas lógico-matemáticas. Os conhecimentos de Slides devem trabalhar os princípios de inserção de textos, imagens, vídeos e sons. Na sequencia trabalhar os recursos de animações. Recomenda-se trabalhar dicas de como realizar uma apresentação.
Introdução ao Banco de dados Access: deve vir na sequencia dos conhecimentos de Planilhas Eletrônicas por ser uma evolução natural do componente. Deve trabalhar os conceitos básico de banco de dados como abstração, consultas e inserções no banco. Além da construção de interfaces gráficas. Por se tratar deum curso básico recomenda-se não se aprofundar demais nos conceitos de banco de dados e focar mais na ferramenta com atividades práticas.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
- Especialistas/Mestres nas áreas de Computação, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
- Graduados nas áreas de Computação, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano Técnicos de Nível Médio nas áreas de Computação, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
- Profissionais atuantes nas áreas de Computação, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Capacitação em Operador de Computador.
Laboratório de Informática contendo: Computadores com conexão a internet
Softwares específicos instalados: Office 2007 ou superior.
Configuração compatível com os requisitos mínimos dos softwares utilizados no curso.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.