REQUISITOS DE ACESSO
Para matrícula no curso o candidato deverá apresentar:
Módulo I
Idade mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula
Escolaridade Mínima: estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio
Conhecimentos básicos em Informática (Operador de Microcomputador).
Módulo II
Idade mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula
Escolaridade Mínima: estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio
Módulo III
Idade mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula
Escolaridade Mínima: estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O Profissional da área de Informática com Qualificação Profissional Técnica em Auxiliar Técnico em Montagem e Manutenção de Microcomputadores instala, repara e configura o Sistema Operacional cliente e aplicativos, instala, configura e substitui Hardware, atende os clientes e desenvolve processos de venda na área de Tecnologias da Informação, diagnostica tensões elétricas, monta e configura redes ponto a ponto, agindo com respeito, sigilo profissional e pró-atividade. Atua em empresas de diversos segmentos que utilizem Tecnologias da Informação como suporte em suas operações.
O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática é um profissional do eixo tecnológico de Informação e Comunicação, e está apto a montar cabeamentos estruturados, prestar manutenção preventiva e corretiva em impressoras, monitores e fontes, dimensionar redes sem fio indoor e instalar, configurar, gerenciar e prestar suporte em Sistemas Operacionais de Código Aberto e Proprietário, agindo com responsabilidade, segurança dos dados e disciplina. Atua como autônomo ou em empresas de diversos segmentos que utilizem Tecnologias da Informação como suporte em suas operações.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de aula a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. As Aulas Práticas serão desenvolvidas durante todas as Unidades Curriculares conforme plano de trabalho do docente. Mesmo nas Unidades Curriculares eminentemente teóricas o uso do laboratório se justifica para documentação digitalizada dos alunos.
Este Plano de Curso prevê 2 projetos integradores, que terão como objetivo integrar as competências específicas a Qualificação Profissional Técnica e/ou Habilitação Técnica de Nível Médio.
¿ Primeiro Módulo:
Sugerimos que a Unidade Curricular Eletrotécnica seja iniciada após o término dos conhecimentos ¿Princípios de cabeamento metálico (tipos de cabos e padrões de conectorização)¿ da Unidade Curricular Instrumentação Elétrica. As demais unidades curriculares podem ser ministradas paralelamente.
¿ Segundo Módulo:
Sugerimos que a Unidade Curricular Cabeamento estruturado seja iniciada após o término dos conhecimentos ¿Princípios de lei de Ohm¿ e ¿Princípios de Corrente Alternada e Contínua¿ da Unidade Curricular Fundamentos de Cabeamentos de Rede. As demais unidades curriculares podem ser ministradas paralelamente.
¿ Terceiro módulo:
Todas as Unidades Curriculares podem ser trabalhadas em paralelo desde que o projeto integrador seja concluído ao final do curso.
Os projetos desenvolvidos consistirão em propor aos alunos a realização de uma atividade concreta ¿ um projeto propriamente dito ¿ que contemple a maioria das Unidades Curriculares dos módulos, objetivando a contextualização e a integração das competências propostas e esteja em consonância com o perfil do profissional. O projeto será negociado com os alunos e orientadores, ocasião em que serão levantadas as necessidades reais da prática profissional além das competências.
Os projetos serão desenvolvidos pelos alunos, individualmente ou em grupo e demandarão a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento das competências previstas em cada módulo. Desta forma, o envolvimento, a responsabilidade e a autoria dos alunos serão essenciais. O orientador acompanhará todo o processo e valorizará a pluralidade de dimensões e visará estabelecer conexões entre os vários pontos de vista dos alunos.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
PESSOAL DOCENTE
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿ Graduados na área de Tecnologias da Informação com formação específica no curso.
¿ Técnico de Nível Médio, com formação específica no curso e/ou experiência comprovada na área.
CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o módulo I e as unidades curriculares Fundamentos de Cabeamentos de Redes e Projeto Integrador em Auxiliar Técnico em Montagem e Manutenção de microcomputadores do módulo II, será conferido o CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE AUXILIAR TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.
Ao aluno que for aprovado nos módulos I, II e III e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DE TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA, no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional do aluno.
O aluno só poderá receber o diploma da Habilitação Profissional Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática após a conclusão do Ensino Médio.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA
Sala de aula convencional.
Biblioteca contendo acervo específico.
Laboratório de informática contendo:
¿ Projetor multimídia
¿ Computadores de configuração atualizada com no máximo 3 anos de uso (2 alunos por equipamento)
¿ Acesso à Internet.
¿ Software: Windows desktop, Windows Server, Office, utilitários de anti-vírus, particionamento, clonagem e diagnóstico, Sistemas Operacionais de código aberto, Software de gerenciamento de projetos.
Laboratório de manutenção contendo:
¿ Proto Board (mínimo de 1.680 pontos) ¿ 2 a 3 alunos por equipamento
¿ 1 Aspirador de pó
¿ Software: Windows desktop, Windows Server, Office, utilitários de anti-vírus, particionamento, clonagem e diagnóstico, Sistemas Operacionais de código aberto.
¿ Microcomputadores de diversos fabricantes: Pentium, AMD, Cirix, Intel, entre outros; com alguns modelos de 32 outros de 64 bits. (2 alunos por equipamento)
¿ Monitores usados (2 alunos por equipamento)
¿ Impressora jato de tinta (2 alunos por equipamento)
¿ Impressora a laser (mínimo 1)
¿ Impressora matricial (2 alunos por equipamento)
¿ Kit de soldagem: ferro de solda, sugador, suporte (mínimo 2 alunos por kit)
¿ Kit de ferramenta de manutenção de micro (mínimo 2 alunos por kit)
¿ Multímetro Digital (2 alunos por equipamento)
¿ Osciloscópio (mínimo 1)
¿ Placas de rede sem fio (mínimo 3)
¿ Router/Access Point (mínimo 1)
¿ Hub/Switch (mínimo 2)
¿ Patch Panel (mínimo 2)
¿ 1 Rack para equipamentos de rede
¿ Organizador de cabo de 1U (mínimo 2)
¿ Bloco IDC110 (mínimo 4)
¿ Conectores/Terminadores IDC110
¿ Alicate de crimpar cabo UTP (mínimo 4 alunos por alicate)
¿ Ferramenta de inserção (punch down) ¿ mínimo 4 alunos por ferramenta
¿ Decapador de cabo (mínimo 2)
¿ Testador de cabo (mínimo 3)
REFERÊNCIAS
LACERDA, Ivan Max Freire de. Microcomputadores: Montagem e manutenção. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional.
O`BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 3.ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.
LANZARIN, Daliane (Org.). Treinamento em informática: Super hardware. Cuiaba : KCM, 2003. 213 p.
TORRES, Gabriel; Montagem de micros. Rio de Janeiro: Novaterra; 2010.
TOLEDO, Ismerino Roriz S. C. Hardware completo: dicas inéditas. Goiânia: Terra, 2005. 437 p.
VASCONCELOS, Laércio. CONSERTANDO MICROS. 2. ed. Rio de Janeiro: Laércio Vasconcelos Computação LTDA, 2010
VASCONCELOS, Laercio. Hardware na pratica. 3. ed. Rio de Janeiro: Laercio Vasconcelos Computação, 2009.
HOWARD, Michael; LEBLANC, David. Escrevendo código seguro: estratégias e técnicas praticas para codificação segura de aplicativos em um mundo em rede. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 700 p.
SOUSA, Lindeberg Barros de. TCP/IP básico e conectividade em redes. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008
DAVIDSON, Jonathan. Fundamentos de VoIP: uma abordagem sistêmica para a compreensão dos fundamentos de voz sobre IP. 2. ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2008
PINHEIRO, José Maurício S. Guia completo de cabeamento de redes. Rio de Janeiro: Campus, 2003
FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 840 p.
MORAES, Alexandre Fernandes de. Redes de computadores: fundamentos. 7. ed. São Paulo: Érica, 2010.
CYCLADES BRASIL. Guia Internet de Conectividade. 14. Ed, Editora SENAC São Paulo.
XAVIER, Gley Fabiano Cardoso. Lógica de Programação. 12. ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo
ROSS, Júlio. Interferência e Proteção Eletromagnética. 2. ed. Rio de Janeiro: Antenna, 2011