Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Cursando o Ensino Médio
Escolaridade EJA: Cursando o Ensino Médio
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
De acordo com o Ministério do Turismo , o mercado turístico é um ambiente de negócios integrado em que os ofertantes dos produtos e serviços turísticos (empresas) procuram atender às motivações (desejos, preferências, interesses, entre outras) dos consumidores (turistas) e a satisfazê-las.
A segmentação do mercado turístico baseia-se tanto na demanda por produtos turísticos que apresentam certo grau de semelhança, como na oferta de produtos característicos da atividade. As complexas interações e distinções entre as atividades e os negócios de um mercado turístico podem ser estudadas por meio de sua segmentação.
Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (IBGE) , a análise econômica do turismo é realizada, principalmente, com base na mensuração dos produtos (bens e serviços turísticos) consumidos pelos visitantes e nos impactos que a oferta desses produtos exerce nas demais atividades econômicas. Dessa forma, o IBGE fundamentou-se na Classificação Internacional Uniforme das Atividades Turísticas, desenvolvida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), para definir as Atividades Características do Turismo (ACTs) responsáveis pela produção de bens e serviços turísticos.
As ACTs dividem-se em 7 (sete) atividades e 19 (dezenove) subatividades assim definidas pela OMT e utilizadas pelo IBGE . Dentre estas, encontra-se a atividade de Serviços Recreativos e outros serviços de entretenimento, com mais de 19.700 empresas presentes no mercado turístico, segundo dados do Cadastro Central de Empresas do IBGE .
Cada vez mais os empreendimentos investem na fidelização de seus clientes oferecendo experiências inovadoras e atividades que promovam o bem-estar físico e social. Neste sentido, a profissão de Recreador evidencia-se, pois a recreação torna-se um atrativo maior para os estabelecimentos que desejam atrair clientes de todos as idades, além de ser uma possibilidade de geração de renda para profissionais autônomos.
As opções de atuação para os Recreadores são amplas, porém as empresas são bastante exigentes e buscam profissionais que contribuam com a oferta de atendimentos diferenciados e adaptados às necessidades e expectativas dos clientes.
Diante deste cenário, justifica-se a necessidade de educação profissional para atuação de Recreadores, qualificando os profissionais para exercerem seu trabalho com eficiência e qualidade, através do desenvolvimento de um conjunto de competências.