Assistente Administrativo
Pré-requisito:
- Projeto Integrador Assistente Administrativo
Pré-requisito:
- Projeto Integrador Assistente Administrativo
Documento Necessário Para Matrícula
Acesso Ao Curso
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, dos indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
Ser formativa: acompanhar todo o processo de desenvolvimento das competências propostas neste plano, constatando se o aluno está apto a avançar para a próxima etapa e, se necessário, realizar ajustes no planejamento para otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da unidade curricular/curso).
As menções adotadas no Modelo Pedagógico do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Atendido – A
Parcialmente atendido – PA
Não atendido – NA
Ao final da unidade curricular
Atendido – A
Não atendido – NA
Menção por unidade curricular
Ao término de qualquer unidade curricular (competência, estágio, prática profissional, prática integrada ou projeto integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja atingido em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:
Desenvolvida – D
Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares. Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:
Aprovado – AP
Reprovado – RP
Recuperação
A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Turmas Disponíveis
Turma 2026.9.3
Florianópolis
08/06/2026
31/07/2026
3x de R$ 656,00
Formas de Pagamento
R$ 1.968,00
R$ 1.968,00
3x de R$ 656,00
R$ 1.968,00
R$ 1.968,00
Turma 2026.39.1
Mafra
26/01/2026
23/03/2026
R$ 0,00
Turma 2025.18.25
São Miguel do Oeste
19/01/2026
17/03/2026
4x de R$ 447,16
Formas de Pagamento
R$ 1.788,62
4x de R$ 447,16
R$ 1.788,62
4x de R$ 447,16
R$ 1.788,62
4x de R$ 447,16
R$ 1.788,62
Turma 2025.18.26
São Miguel do Oeste
02/02/2026
09/04/2026
4x de R$ 448,93
Formas de Pagamento
R$ 1.795,73
4x de R$ 448,93
R$ 1.795,73
4x de R$ 448,93
R$ 1.795,73
4x de R$ 448,93
R$ 1.795,73
Turma 2025.18.27
São Miguel do Oeste
18/02/2026
24/04/2026
4x de R$ 448,93
Formas de Pagamento
R$ 1.795,73
4x de R$ 448,93
R$ 1.795,73
4x de R$ 448,93
R$ 1.795,73
4x de R$ 448,93
R$ 1.795,73
Turma 2026.12.3
Rio do Sul
19/01/2026
19/03/2026
R$ 1.600,00
Formas de Pagamento
R$ 1.600,00