Panificação: técnicas e bases
Se você deseja aprimorar suas habilidades na produção de pães, bolos, biscoitos e salgados, o curso de Panificação: Técnicas e Bases é a escolha ideal! Com 96 horas de formação, você aprenderá desde as técnicas básicas de mistura, fermentação, sova e cocção até a finalização e apresentação dos produtos, sempre seguindo as boas práticas de manipulação de alimentos e princípios de sustentabilidade. O curso é voltado para profissionais e alunos da área de gastronomia que buscam aperfeiçoamento técnico e inovação nas receitas de panificação.
Durante o curso, você terá acesso a práticas monitoradas em ambientes pedagógicos, desenvolverá destreza no manuseio de equipamentos e utensílios, e aprenderá a interpretar fichas técnicas, combinar bases para novos preparos e aproveitar integralmente os alimentos. Ao final, receberá o certificado de Aperfeiçoamento em Panificação: Técnicas e Bases, com validade nacional, pronto para atuar em padarias, confeitarias, restaurantes ou empreender com produtos diferenciados. Venha transformar sua paixão pela panificação em resultados profissionais!
Durante o curso, você terá acesso a práticas monitoradas em ambientes pedagógicos, desenvolverá destreza no manuseio de equipamentos e utensílios, e aprenderá a interpretar fichas técnicas, combinar bases para novos preparos e aproveitar integralmente os alimentos. Ao final, receberá o certificado de Aperfeiçoamento em Panificação: Técnicas e Bases, com validade nacional, pronto para atuar em padarias, confeitarias, restaurantes ou empreender com produtos diferenciados. Venha transformar sua paixão pela panificação em resultados profissionais!
Documento Necessário Para Matrícula
CPF
RG.
Acesso Ao Curso
Ensino Fundamental Incompleto
Idade maior ou igual a 16 anos.
Comprovante de Escolaridade
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
7.1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Atendido - A
Parcialmente atendido - PA
Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
Atendido - A
Não atendido - NA
7.1.2. Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
Desenvolvida - D
Não desenvolvida – ND
7.1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
Aprovado - AP
Reprovado - RP
7.2. Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Turmas Disponíveis
Turma 2026.9.7
Florianópolis
Segunda-feira a Sexta-feira (13:30 às 17:30)
Início
02/02/2026
Término
06/03/2026
Vagas disponíveis
18 vagas
Total: 18
Investimento
8x de R$ 330,00
Total: R$ 2.640,00
Formas de Pagamento
Boleto
8x de R$ 330,00
8x de R$ 330,00
Cartão de Débito
R$ 2.640,00
R$ 2.640,00
Cartão de Crédito
8x de R$ 330,00
8x de R$ 330,00
Pix
R$ 2.640,00
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