Enfermagem em Urgência e Emergência

Informações do Curso
  • Carga Horária: 300 horas

A Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência do Senac foi desenvolvida para profissionais que desejam atuar com segurança, agilidade e competência em situações críticas. Com uma metodologia prática e atualizada, o curso capacita o Técnico de Enfermagem para enfrentar os desafios dos atendimentos pré-hospitalares, hospitalares e em desastres, tornando-o referência em cuidados emergenciais. Com foco em protocolos atualizados, simulações e docentes experientes, o curso capacita o Técnico de Enfermagem para decisões rápidas, seguras e humanizadas. Seja referência em urgência e emergência com o Senac!

Pré-requisito:
  • Projeto Integrador Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência
Pré-requisito:
  • Projeto Integrador Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência
Pré-requisito:
  • Projeto Integrador Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência

Documento Necessário Para Matrícula
CPF
RG.
Acesso Ao Curso
Comprovante de Escolaridade
Comprovante de Vacina da Rubéola
Diploma de Técnico de Nível Médio
Documento Militar
Idade maior ou igual a 18 anos.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
• Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
• Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando-se se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
• Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito, e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.
 
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
· Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
· As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
· De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
 
8.1.1. Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido – A
• Parcialmente atendido – PA
• Não atendido – NA
Ao final da Unidade Curricular
• Atendido – A
• Não atendido – NA
 
8.1.2. Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida – D
• Não desenvolvida – ND
 
8.1.3. Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
 
• Aprovado – AP
• Reprovado – RP
 
8.2. Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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