Costureiro
Se você deseja transformar habilidade em profissão e conquistar seu espaço no mercado da moda, o curso de Qualificação Profissional em Costureiro é a escolha ideal. Com 212 horas de formação prática e técnica, o curso prepara você para atuar com excelência na confecção de peças masculinas, femininas e infantis, desde o corte até o acabamento. O setor têxtil brasileiro é um dos maiores do mundo e segue em expansão, oferecendo oportunidades reais de trabalho em confecções, ateliês, comércio ou como profissional autônomo. Além disso, o curso valoriza atitudes empreendedoras e sustentáveis, alinhadas às demandas atuais do mercado e às Marcas Formativas do Senac.
Ao concluir o curso, você receberá certificação com validade nacional, reconhecida no eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, segmento Moda. A formação é acessível para quem está cursando os anos finais do Ensino Fundamental e não exige experiência prévia. Com foco em resultados e qualidade, o curso oferece um projeto integrador que estimula a criatividade, a pesquisa e a resolução de problemas reais da profissão. Inscreva-se e dê os primeiros passos para construir uma carreira sólida e autoral na costura profissional!
Ao concluir o curso, você receberá certificação com validade nacional, reconhecida no eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, segmento Moda. A formação é acessível para quem está cursando os anos finais do Ensino Fundamental e não exige experiência prévia. Com foco em resultados e qualidade, o curso oferece um projeto integrador que estimula a criatividade, a pesquisa e a resolução de problemas reais da profissão. Inscreva-se e dê os primeiros passos para construir uma carreira sólida e autoral na costura profissional!
Pré-requisito:
- Projeto Integrador Costureiro
Pré-requisito:
- Projeto Integrador Costureiro
Pré-requisito:
- Projeto Integrador Costureiro
Documento Necessário Para Matrícula
CPF
RG.
Acesso Ao Curso
Idade maior ou igual a 16 anos.
Ensino Fundamental Incompleto
Comprovante de Escolaridade
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
• Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
• Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
• Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
• As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido - A
• Parcialmente atendido - PA
• Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
• Atendido - A
• Não atendido - NA
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida - D
• Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
• Aprovado - AP
• Reprovado - RP
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Novas turmas em breve!
Seja o primeiro a saber! Registre seu interesse e receba um aviso exclusivo quando as inscrições abrirem.
Seus dados são protegidos e você receberá apenas informações relevantes sobre este curso.