Programador de Sistemas

Informações do Curso
  • Carga Horária: 200 horas

A tecnologia está em tudo: nos aplicativos que usamos, nos sistemas que organizam empresas e até nas soluções que facilitam o nosso dia a dia. E por trás de tudo isso, existem profissionais capacitados em desenvolvimento de softwares, uma área que não para de crescer e oferece excelentes oportunidades de carreira.

O curso de Programação de Sistemas foi criado para quem quer ingressar no mercado de tecnologia com o pé direito. Você vai aprender a desenvolver sistemas, testar aplicações com qualidade e gerenciar dados com eficiência — tudo com aulas práticas, suporte especializado e foco total no que o mercado realmente exige.

Pré-requisito:
  • Projeto integrador em Programador de sistemas
Pré-requisito:
  • Projeto integrador em Programador de sistemas
Pré-requisito:
  • Projeto integrador em Programador de sistemas

Documento Necessário Para Matrícula
CPF
RG.
Acesso Ao Curso
Idade maior ou igual a 16 anos.
Ensino Médio incompleto
Comprovante de Escolaridade

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:

Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 
        1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
 
1.1. Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
 
Durante o processo

Atendido - A
Parcialmente atendido - PA
Não atendido - NA

 
Ao final da Unidade Curricular

Atendido - A
Não atendido - NA

 
1.2. Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

Desenvolvida - D
Não desenvolvida – ND

 
1.3. Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

Aprovado - AP
Reprovado - RP

 
2. Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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