Libras básico

Informações do Curso
  • Carga Horária: 160 horas

O curso Libras Básico é destinado a quem deseja aprender a Língua Brasileira de Sinais e contribuir para a inclusão social. Em um país com milhões de pessoas surdas, comunicar-se em Libras é um passo essencial para derrubar barreiras e promover acessibilidade. Nesta experiência, você conhecerá aspectos culturais da comunidade surda, fundamentos linguísticos e sinais básicos para situações do cotidiano, aprendendo a interagir com respeito e empatia. Um aprendizado que amplia possibilidades de comunicação e fortalece relações humanas em diferentes contextos. 

Documento Necessário Para Matrícula
CPF
Acesso Ao Curso
Ensino Fundamental Completo
Idade maior ou igual a 14 anos.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos: 
Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. 
Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. 
Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. 
Forma de expressão dos resultados da avaliação 
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). 
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. 
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 
Menção por indicador de competência 
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: 
Durante o processo 
    Atendido - A 
    Parcialmente atendido - PA 
    Não atendido - NA 
Ao final da Unidade Curricular 
    Atendido - A 
    Não atendido - NA 
Menção por Unidade Curricular 
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido ou a frequência seja menor que 75%, esta será considerada como não desenvolvida. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: 
    Desenvolvida - D 
    Não desenvolvida – ND 
Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas 
Menção para Aprovação no Curso  
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). 
    Aprovado - AP 
    Reprovado - RP 

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