REQUISITOS DE ACESSO
Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
MÓDULO I:
Idade Mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio regular, ou ainda, estar matriculado no Ensino Médio na modalidade de Ensino Supletivo, tendo concluído as disciplinas de Matemática e Inglês.
MÓDULO II:
Idade Mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio regular, ou ainda, estar matriculado no Ensino Médio na modalidade de Ensino Supletivo, tendo concluído as disciplinas de Matemática e Inglês.
MÓDULO III:
Idade Mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio regular, ou ainda, estar matriculado no Ensino Médio na modalidade de Ensino Supletivo, tendo concluído as disciplinas de Matemática e Inglês.
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O profissional com Qualificação Profissional Técnica em Infra Estrutura Física de Redes de Computadores exerce atividades de montagem de cabeamentos estruturados, diagnóstico de tensões elétricas, instalação, configuração e substituição de hardware, instalação, reparação e configuração do Sistema Operacional Cliente e aplicativos, configuração de redes ponto a ponto e instalação e configuração do Sistema Operacional Proprietário Servidor, agindo com pró-atividade, raciocínio lógico e responsabilidade. Atua em empresas de diversos segmentos que utilizem tecnologias de informação como suporte em suas operações.
O profissional com Qualificação Profissional Técnica em Administração de Redes de Computadores exerce atividades de instalação, configuração, gerenciamento e prestando suporte na administração de Sistema Operacional de Código Aberto, projetando uma rede a partir dos fundamentos do protocolo TCP/IP, com a instalação, configuração e prestação de suporte a servidores FTP, HTTP, Proxy, DHCP, Samba, correio eletrônico e DNS, instalando e configurando um sistema de Gerenciamento de conteúdo (CMS), agindo com organização, segurança e sigilo profissional. Atua como autônomo ou em empresas de diversos segmentos que utilizem tecnologias de informação como suporte em suas operações.
O Técnico em Redes de Computadores, está apto a implementar serviços de segurança em tecnologias de informação, desenvolver projetos com a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos, projetar cabeamento estruturado, dimensionar redes sem fio indoor, gerenciar redes de computadores, agindo com responsabilidade e disciplina, valorizando o trabalho em equipe. Atua como autônomo ou em empresas de diversos segmentos que utilizem tecnologias de informação como suporte em suas operações.
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
A Habilitação Profissional de TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES, EIXO TECNOLÓGICO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394/96, de 20/12/1996, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, no Parecer CNE/CEB nº 16/99, de 05/10/1999 e Resolução CNE/CEB nº 04/99, na Resolução CNE/CEB 01/05, de 03/02/2005, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 03/07/2008, na Resolução CEE/SC nº 054/2005, de 20/09/2005, e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de aula a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. As Aulas Práticas serão desenvolvidas durante todas as Unidades Curriculares conforme plano de trabalho do docente. Mesmo nas Unidades eminentemente teóricos o uso do laboratório se justifica para documentação digitalizada dos alunos.
O conjunto de etapas deste plano de curso resultará em um projeto integrador que perpassará todos os módulos. A atividade ocorrerá em parcerias com empresas e/ou clientes, ou ainda por meio de simulações.
A forma de operacionalização do Curso Técnico em Redes de Computadores poderá ser realizada da seguinte forma:
¿ Módulo I:
Todas as Unidades Curriculares podem ser ministradas concomitantemente. O Projeto Integrador em Infra estrutura Física de Redes de Computadores deve ser concluído no final do módulo.
¿ Módulo II:
Sugerimos que a Unidade Curricular Administração e Suporte de Sistemas Operacionais de Código Aberto seja iniciada após o término do conhecimento ¿Fundamentos do Shell¿ da Unidade Curricular Instalação de Sistema Operacional de Código Aberto. O Projeto Integrador em Administração de Redes de Computadores deve terminar ao final do módulo.
¿ Módulo III:
Todas as Unidades Curriculares podem ser trabalhadas em paralelo desde que o projeto integrador seja concluído ao final do curso.
Os projetos desenvolvidos consistirão em propor aos alunos a realização de uma atividade concreta ¿ um projeto propriamente dito ¿ que contemple a maioria das Unidades Curriculares dos módulos, objetivando a contextualização e a interdisciplinaridade das competências propostas e esteja em consonância com o perfil do profissional. O projeto será negociado com os alunos e orientadores, ocasião em que serão levantadas as necessidades reais da prática profissional além das competências.
Os projetos serão desenvolvidos pelos alunos, individualmente ou em grupo e demandarão a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento das competências previstas em cada módulo. Desta forma, o envolvimento, a responsabilidade e a autoria dos alunos serão essenciais. O docente acompanhará todo o processo e valorizará a pluralidade de dimensões e visará estabelecer conexões entre os vários pontos de vista dos alunos.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
PESSOAL DOCENTE
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos orientadores de curso, de acordo com a seguinte ordem preferencial e nos termos da legislação vigente:
¿ Graduados na área de Tecnologias da Informação com formação específica no curso.
¿ Técnico de Nível Médio, com formação específica no curso e/ou experiência comprovada na área de conhecimento ou segmento.
CERTIFICAÇÃO
O aluno que concluir o módulo I será conferido o CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM INFRA ESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES.
O aluno que for aprovado nos módulos I e II será conferido o CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
O aluno que for aprovado nos módulos I, II e III e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DE TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES.
O aluno só poderá receber o diploma da Habilitação Profissional de Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores após a conclusão do Ensino Médio.
INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA
Sala de aula convencional.
Biblioteca contendo acervo específico
Laboratório de informática contendo:
Projetor multimídia
Computadores de configuração atualizada com no máximo 3 anos de uso (2 alunos por equipamento)
Acesso à Internet.
Software: Windows desktop, Windows Server, Office, utilitários de anti-vírus, particionamento, clonagem e diagnóstico, Sistemas Operacionais de código aberto, Software de gerenciamento de projetos.
Laboratório de Redes contendo:
1 Aspirador de pó
Software: Windows desktop, Windows Server, Office, utilitários de anti-vírus, particionamento, clonagem e diagnóstico, Sistemas Operacionais de código aberto.
Microcomputadores de diversos fabricantes: Pentium, AMD, Cirix, Intel, entre outros; com alguns modelos de 32 outros de 64 bits. (2 alunos por equipamento)
Impressora em bom estado de funcionamento (mínimo 1)¿ Kit de ferramenta de manutenção de micro (mínimo 2 alunos por kit)
Multímetro Digital (2 alunos por equipamento)
Placas de rede sem fio (mínimo 3)
Router/Access Point (mínimo 1)
Hub/Switch (mínimo 2)
Patch Panel (mínimo 2)
1 Rack para equipamentos de rede
Organizador de cabo de 1U (mínimo 2)
Bloco IDC110 (mínimo 4)
Conectores/Terminadores IDC110
Alicate de crimpar cabo UTP (mínimo 4 alunos por alicate)
Ferramenta de inserção (punch down) ¿ mínimo 4 alunos por ferramenta
Decapador de cabo (mínimo 2)
Testador de cabo (mínimo 3)
REFERÊNCIAS
ABNT. NBR 14565: procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada. Rio de Janeiro2000. 48 p.
AHMAD, David R. Mirza; DUBRAWSKY, Ido; FLYNN, Hal et al. Network. Tradução de: Marcos Vieira. Rio de Janeiro : Alta Books,2002. 652 p. (Rede Segura). Título original: Hack Proofing Your network.
ALBUQUERQUE, Fernando. TCP/IP Internet Protocolos e Tecnologias. 3 ed. Rio de janeiro: Axcel Books, 2001.
BADDINI, Francisco. Gerenciamento de Redes com o Microsoft Windows XP: Professional. São Paulo: Érica, 2003.
BADDINI, Francisco. Windows 2003 Server: em português - implementação e administração. São Paulo: Érica, 2003.
CONECTIVA S.A. Segurança de redes: firewall. [S.l. : s.n.],2001. 162 p. II.
CONECTIVA S.A. Administração de redes Linux I. Curitiba: [s.n]2005. 331 p. II.
CONECTIVA S.A. Administração de redes Linux II. Curitiba: [s.n]2006. 236 p. II.
CONECTIVA S.A. Administração de sistemas: Linux I. Curitiba : [s.n]2005. 186 p. II.
CONECTIVA S.A. ADMINISTRAÇÃO de sistemas Linux II. [Curitiba]: Conectiva, 2005.
FERREIRA, Rubem E. Linux: guia do administrador do sistema. São Paulo : Novatec,2003.
CYCLADES BRASIL. Guia Internet de Conectividade. 14. Ed, Editora SENAC São Paulo.
HOLCOMBE, Jane; HOLCOMBE, Charles. Dominando os sistemas operacionais: teoria e pratica. Tradução de: Gustavo Braga. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003. 400 p. II. Tab. Título original: Survey of operationg systems.
JUCA, Humberto L. Implementação de Firewall em Linux. Rio de Janeiro : Brasport, 2003.
LACERDA, Ivan Max Freire de. Microcomputadores: Montagem e manutenção. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional.
LIMA, João Paulo de. Administração de redes Linux. Goiânia : Terra, 2003.
XAVIER, Gley Fabiano Cardoso. Lógica de programação. 12. ed. São Paulo: Senac São Paulo..
LOPES, Raquel Vigolvino; SAUVE, Jacques Philippe; NICOLLETTI, Pedro Sergio. Melhores práticas para gerentes de redes de computadores. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
MARCELO, Antonio. Squid: configurando o proxy para linux. Rio de Janeiro: Brasport, 2003.
MARCELO, Antonio. Apache: configurando o servidor web para linux. 2. ed. . Rio de Janeiro: Brasport 2003.
MARINOTTO, Demóstene. Reading on info tech: inglês para informática. São Paulo: Novatec, 2003.
PRADO, Darci Santos do. Desenvolvimento Gerencial. PERT/CPM. 3.ed. Belo Horizonte 2004.
MONTEIRO, Silvio Tavares; MONTEIRO, Roselane Soares; MONTEIRO, Emiliano Soares. Projetos: Como fazer e gerenciar usando a informática. Florianópolis: Visual Books, 2004.
SILVA, Lino Sarlo da. Virtual Private Network: aprenda a construir redes privadas virtuais em plataformas Linux e Windows. São Paulo: Novatec2003.
SOUSA, Lindeberg Barros de. TCP/IP básico e conectividade em redes. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008
STANGER, james; LANE, Patrick J. Linux. Rede Segura. Título original: Hack Proofing Linux. Tradução de: Marcos Pinto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2002.
STARLIN, Gorki. TCP/IP: internet, intranet, extranet. 5. ed. Rio de Janeiro: Book Express, 2001.
STATO FILHO, Andre. Dominio Linux: do básico aos servidores. 2 ed. ampl. atual. Florianópolis : Visual Books, 2004.
STREBE, Mathew; PERKINS, Charles. Firewalls 24 seven. Sao Paulo: Makron Books,2002.
TANENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
THOMPSON, Marco Aurélio. Windows Server 2003: Administração de Redes. São Paulo : Érica, 2003.
TORRES, Décio; SILVA, Alba Valéria; ROSAS, Marta. Inglês.com.textos para informática. Salvador: O Autor, 2001.
TORRES, Gabriel. Redes de computadores: curso completo. Rio de Janeiro: Axcel Books,2001.
TORRES, Gabriel; Montagem de micros. Rio de Janeiro Axcel Books; 2003.
VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 6. ed. Rio de Janeiro : Brasport, 2005.
VASCONCELOS, Laércio. CONSERTANDO MICROS. 2. ed. Rio de Janeiro: Laércio Vasconcelos Computação LTDA, 2010
VIGLIAZZI, Douglas. Redes locais com Linux. Florianópolis: Visual Books2004.