Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: Cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.
O Técnico em Design de Interiores é o profissional que elabora, projeta e acompanha a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas.
Pode atuar em escritórios de arquitetura, escritórios de design de interiores, estabelecimentos comerciais especializados em materiais e revestimentos ou móveis de decorações, com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, individualmente ou integrando equipes multiprofissionais, contribuindo na proposição de soluções.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é criar, e pertence ao segmento de Design. No Brasil, obedece à Norma Brasileira ABNT NBR 16.280:2014,Reforma em edificações, Sistema de gestão de reformas, Requisitos.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Design de Interiores:
Representar graficamente o ambiente de forma manual;
Representar graficamente o ambiente de forma assistida;
Estruturar projetos de design de interiores;
Orientar a escolha de produtos e serviços de design de interiores;
Projetar design de interiores residenciais;
Projetar design de interiores comerciais;
Projetar design de interiores para pontos de vendas;
Planejar e acompanhar a execução de projetos de design de interiores.